Entupimento do ralo: principais motivos

Escrito por Super User. Publicado em Serviços

desentupir-raloOs entupimentos de ralo ocorrem na maior parte dos casos em ralos de banheiros e pias de cozinhas.

Veja quais são os principais motivos que causam o entupimento do ralo, fique em alerta e veja o que fazer para evitar entupimentos e as soluções em casos onde seja necessário executar o desentupimento.

Causas de entupimento do ralo

  • Tintas
  • Pedaços de algodão e toalhas de papel
  • Resto de alimento
  • Gorduras
  • Resíduos de café
  • Fios de cabelo e sabão
  • Camisinha

Lavar pincéis com resíduos de tinta de baixo de pias ou até mesmo despejá-las por estarem vencidas causa entupimento nos ralos, principalmente tintas que são feitas à base de óleo ou látex.

Muitas pessoas têm o mal hábito de jogar em vasos sanitários pedaços de algodão e toalhas de papel. Ambos absorvem água e incham. Isso causa obstrução na tubulação.

No momento de lavar a louça é mais prático para algumas pessoas raspar o resto de alimento na pia, ao invés de descartar no cesto de lixo. Essa ação também entope o ralo, principalmente quando são alimentos à base de leite, como por exemplo, queijo, sorvete e manteiga.

Cascas de ovo é outro perigo, pois se acumulam no ralo, e por não serem solúveis em água gera entupimento.

Gorduras como azeite, maionese, molhos e óleo de soja quando despejados na pia da cozinha grudam em restos de substâncias sólidas presentes na tubulação, causando o entupimento do ralo.

O pó úmido de café quando jogado no ralo da pia se mistura com a gordura de outros alimentos também despejados. Esse fator também contribui para entupimentos no ralo da cozinha.

Geralmente durante o banho ao lavar os cabelos, eles caem e se acumulam dentro do ralo, assim como restos de sabão. Se não são retirados há risco de entupimento na tubulação.

Preservativos também causam entupimentos de canos, pois na fabricação é utilizado látex, material que não é solúvel em água.

Evite todas essas ações, pois além de prejudicar o seu ambiente doméstico, você também polui o meio ambiente.

Solução caseira geralmente não é uma boa ideia

Há soluções caseiras que ajudam a desentupir ralos, porém ao colocar esse tipo de procedimento em prática, você corre risco de saúde. Essas soluções muitas vezes não impedem que o esgoto retorne, pois ainda pode haver resquícios de materiais ou resíduos de alimentos que impossibilita a passagem da água.

O esgoto é um local em que há baratas e ratos e o contato com a sujeira transmite doenças, portanto, ao “meter as caras” e querer resolver o problema sozinho e sem o preparo e equipamento adequado, a pessoa ficará vulnerável a acidentes e doenças.

É indicado e muito mais seguro contratar uma empresa especializada em desentupir ralos, como a Desentupidora Aquarella, consolidada no ramo e com os melhores equipamentos e mão de obra do mercado.

A Aquarella é referência no setor, bem preparada, com excelentes profissionais e disponível por 24 horas. Se você estiver com problemas de entupimento de ralos, entre já em contato conosco e solicite uma visita.

Clientes