Economia de Água em tempos de crise hídrica

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

economia-agua-dicasDesde 2014 a Grande São Paulo vem sofrendo as consequências dos problemas enfrentados pela seca e pelo baixo volume de seus principais sistemas de abastecimento. Todos acompanhamos na mídia as notícias quase diárias dos graves problemas que os sistemas Cantareira e Alto Tietê, principalmente, estão enfrentando. Apesar de uma leve melhora desde o final do ano passado, a orientação é para que todos continuem economizando água.

Sendo assim, a Aquarella Desentupidora preparou 5 dicas básicas e rápidas para ajudar você a economizar. 

 

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

É bem verdade que a maioria dessas dicas não são nenhuma novidade, mas nunca é demais lembrarmos para que possamos garantir a boa utlização da água.

1. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa /Tome banhos mais curtos

Uma das medidas mais simples e eficazes para a economia de água é desligar o chuveiro enquanto tomamos banho (passamos sabonete, shampoo, etc) e ligá-lo apenas para enxaguar. Além disso, podemos também encurtar o tempo de nossos banhos. Cada minuto economizado no chuveiro pode poupar muitos litros de água. 

 

2. Encanamento furado traz grandes desperdícios

 

Uma das medidas que podem economizar mais água numa empresa/residência é combater os vazamentos no encanamento. Num único dia, dependendo do vazamento, centenas ou até milhares de litros podem ser desperdiçados (além do desperdício de água, também é um desperdício de dinheiro, já que o aumento sua conta será sentido rapidamente). Portanto, verifique regularmente a presença de vazamentos no seu encanamento.

 

3. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes

Uma das principais causas de desperdício de água é no momento de escovar os dentes. Imagine uma pessoa que deixa a torneira aberta todos os dias (considerando uma escovação média de 3 vezes ao dia), durante um ano. Imagine o quanto de água não poderia ter sido economizado de apenas uma pessoa? Agora imagine se todos no Brasil tivessem a consciência de tomar essa simples medida. A economia seria fantástica.

4. Utilize reguladores de água

Geralmente conhecido como "chuveirinho", o aerador, uma peça reguladora inserida nos bicos das torneiras, ajuda a economizar água, pois proporciona um fluxo mais contínuo e de maior distribuição, fazendo com que as pessoas possam utilizar menos água para fazer as mesmas coisas que faziam antes gastando mais água.

 5. Feche bem as torneiras e registros

Quando o fechamento das torneiras, registros e chuveiros não é bem feito, ocorre o gotejamento, que, mesmo parecendo o contrário, desperdiça uma enorme quantidade de água tratada todos os dias. Feche bem as torneiras de água e feche também as torneiras do seu bolso, evitando pagar mais na conta de água por esse hábito simples. 

 

 

 

 

Clientes