A caixa de gordura presente em condomínios, casas e comércios tem o papel de reter a gordura que vem da pia da cozinha e impede que ela chegue a rede de esgoto, assim evita danos aos encanamentos e tubulações e ao meio ambiente.
Apesar da importância da caixa de gordura, algumas pessoas ainda não conhecem esse item. Entenda melhor como ela funciona e o que devesse fazer quando ela entope.
Como funciona a caixa de gordura?
Você sabe como se dá o funcionamento desse recipiente?
- A gordura que desce pelos encanamentos fica estagnada na caixa em forma de blocos;
- A rede de esgoto recebe apenas água.
Ou seja, ela filtra os dejetos e impede que eles cheguem até a rede de esgoto, o que acarretaria em entupimento da tubulação e até mesmo contaminação do meio ambiente.
Por que a caixa de gordura entope?
A caixa de gordura, assim como todo e qualquer mecanismo, precisa de manutenção. A falta de limpeza é o principal motivo para o entupimento da caixa. Além disso, jogar óleo usado e restos de alimentos pelo ralo da pia também acarreta o entupimento da caixa.
O entupimento do cano da pia da cozinha, mau cheiro vindo do ralo ou a demora no escoamento da água, podem ser fortes indícios de que a caixa de gordura precisa de manutenção.
Em casos mais severos, quando não se faz limpeza de tempos em tempos como é recomendado, a caixa de gordura pode transbordar, fazendo com que o líquido sujo retorne pelo ralo da pia.
Agora que entupiu, o que devo fazer?
A limpeza e manutenção da caixa deve ocorrer periodicamente de três em três meses, ou no máximo de seis em seis, aproximadamente. Quando não ocorre a limpeza e manutenção, ela transborda e causa uma série de contratempos e prejuízos, além de oferecer riscos à saúde.
Caso isso ocorra, é preciso entrar em contato urgentemente com uma empresa que execute o trabalho, de forma séria e eficaz.
Sua caixa de gordura está entupida? Procure quem oferece serviços especializados. A Aquarella Desentupidora é sua melhor opção, entre em contato que garantimos a solução!