Vale mencionar que, conforme dados recentes apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
“Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas morrem anualmente em todo o mundo por má qualidade da água”.
Mas, você sabe como limpar o reservatório, bem como qual a frequência correta para a melhor higienização?
É exatamente isso que contamos para você, a seguir. Acompanhe!
Limpar a caixa d’água: os perigos de não realizar essa manutenção
Sabia que há uma extensa lista de doenças que são causadas exatamente pela falta de limpeza da caixa d’água?
Um dos maiores riscos dos últimos tempos é a proliferação do mosquito da Aedes aegypti, que transmite, por exemplo, a dengue. Se a caixa d’água ficar destampada, h[a um elevado risco de desencadear o surgimento do foco na sua residência ou empresa.
Sintomas como náuseas, vômitos, fadiga, febre e dor muscular, são indícios de Hepatite A, doença que é transmitida por água contaminada. Aliás, ao ingerir a água de um reservatório que não tem a higienização periódica, o indivíduo poderá desenvolver diarreias e vômitos, sintomas relacionados às gastroenterites infecciosas.
Também vale dizer que doenças como esquistossomose e leptospirose, estão entre as mais comuns em ambientes onde a caixa não é limpa, tampouco recebe a manutenção adequada.
Sem contar a amebíase, febre tifoide, entre outras doenças causadas. Complicado, não é mesmo?
A falta de manutenção se refere não apenas à questão da higienização, como também o fato de que a caixa pode ter aberturas, fissuras e rachaduras. Com isso, fica exposta a entrada de ratos, baratas e pombos, que costumam aproveitar as brechas para matar a sede. Ou seja, é mais um item que merece atenção redobrada.
Como limpar o reservatório de água corretamente?
Agora que você já tem uma noção mais clara dos perigos de abandonar a caixa sem limpar. Fica aqui uma pergunta: você lembra da última vez que este item foi higienizado em seu imóvel?
É quase certo de que, caso você não se lembre, já tenha passado da hora de limpar a caixa d’água. Mas, como limpar?
Algumas pessoas costumam querer resolver o mais rápido possível, com medo das doenças e problemas de saúde citados acima. Contudo, na maior parte das vezes, procedem da forma errada.
Afinal, a higienização do reservatório não consiste apenas em esvaziar o recipiente e esfregar uma bucha e depois enxaguar.
Por mais que o excesso de sujeira, lodo e afins, seja removido, tal procedimento não promove a desinfecção bacteriológica. Isso quer dizer que os agentes patógenos que trazem as doenças, estão todos dentro da caixa d’água.
Sendo assim, a melhor opção é contar com a ajuda de uma equipe profissional, especializada no procedimento de higienização.
Somente uma empresa profissional conta com aparatos necessários e específicos para a limpeza completa da caixa d’água. Aliás, há uma condição fundamental que somente pessoas gabaritadas podem realizar: seguir rigorosamente todas as normas e padrões de segurança da NR 33.
Qual a frequência correta?
Agora que sabemos que a falta do procedimento de higienização acarreta uma série de problemas e doenças, e que ela deve ser feita por especialistas no assunto, a pergunta que não quer calar é: qual a frequência correta?
Conforme muito bem explicado no site da Aquarella Desentupidora:
“Para garantir a boa qualidade da água e consequentemente a preservação da saúde das pessoas, recomenda-se limpeza, de seis em seis meses, nas caixas e reservatórios de água.”
Fonte: LINK
Uma dica para você não se perder em relação às datas de limpeza é anotar anote o dia última limpeza.
Assim, é possível fazer uma programação prévia da limpeza, sem prejudicar a rotina do local.
Sendo assim, verifique sempre se a água que você consome está própria para o consumo. Observe como está a situação da caixa, bem como seu armazenamento, limpeza e condições de uso.
Invista em um serviço especializado
Quando você contrata uma empresa especializada em higienização de caixa d’água, você usufrui de muito mais segurança e claro, muito mais qualidade para você, sua família, funcionários e clientes.
Afinal, é a melhor maneira de eliminar as possíveis doenças e bactérias, além do surgimento de algas e lodo, por exemplo.
Sabia que até mesmo entupimentos na tubulação podem ser causados, devido à falta de limpeza da caixa d’água?
Pois bem, para ter um serviço completo, você precisa contar com o suporte de uma empresa consolidada no mercado.
É o caso da Aquarella Desentupidora. Ela conta com um time que leva a sério o propósito de levar as pessoas, soluções com um serviço de extrema qualidade, sempre com o objetivo de prestar o melhor atendimento ao cliente.
Os técnicos e profissionais da empresa adotam todas as Normas Regulamentadoras, bem como a norma técnica da CETESB D 3.860.
O procedimento realizado pela empresa segue trâmites como:
- Esvaziar o recipiente;
- Retira todo material encontrado no local;
- Adoção do hidrojateamento ou outro método, para que seja feita a lavagem da caixa;
- Escovação das paredes;
- Pulverização, promovendo um recipiente saudável e desinfetado.
Precisa limpar o reservatório de água? Fale com nossa equipe e solicite uma visita sem compromisso!