Entupimentos são constantes? Que tal mudar de hábitos?
Você levanta, escova os dentes, faz suas necessidades fisiológicas e arremessa o papel higiênico dentro do vaso sanitário? Talvez, até mesmo costume jogar hastes flexíveis, preservativo, e qualquer outro tipo de objeto e material, pois acredita que a descarga irá ‘incinerar’ o que deveria ser colocado no cesto de lixo?
Já imaginou que este pode ser um dos motivos que fazem com que o vaso sanitário esteja frequentemente entupido?
E, cá pra nós, seja a pia da cozinha, o vaso sanitário, o ralo do chuveiro, quando eles entopem, a sensação de pânico e mal estar é geral, não é mesmo?
Há situações em que o ambiente onde ocorre o entupimento fica simplesmente sem a menor condição de uso.
Mau cheiro, entupimento, tudo isso pode ser traduzido como caos! Acredite, há uma verdade que precisa ser dita, por mais que doa: Entupimentos acontecem por nossa própria responsabilidade.
Discorda? Então pense comigo:
- Fazemos do vaso sanitário, das pias e ralos em geral, depósitos de lixo;
- Deixamos que restos de alimentos, adentrem ao ralo da pia;
- Despejamos óleo no ralo;
- Deixamos com que fios de cabelo, restos de sabonete, e tantos outros materiais e dejetos, obstruam os ralos e tubulações;
- Os ralos externos tem o escoamento comprometido, devido ao acúmulo de restos de areia, cimento, pedras, folhas e tudo mais.
De quem é a responsabilidade por tais situações, senão das pessoas que habitam e utilizam determinado imóvel?
Claro, há outros problemas que potencializam os péssimos hábitos citados acima, como um projeto de esgoto carregado de falhas e erros. É o caso de canos com tamanhos inadequados, encanamento cheio de curvas e desvios, falta de manutenção preventiva na tubulação, etc.
Outra atitude recorrente das pessoas, quando se deparam com o entupimento, é querer resolver a questão por si só.
Nesse momento é que o prejuízo é alavancado, sabe o motivo? Por exemplo, o cano da pia da cozinha está entupido. Ao invés de procurar por uma solução que garanta o desentupimento, você simplesmente procura no smartphone, algum vídeo ou tutorial do tipo ‘ faça você mesmo’, para desentupir o cano.
No vídeo, geralmente, as ‘soluções’ caseiras apresentadas incluem o uso de produtos químicos nocivos, não somente ao encanamento, como também à saúde das pessoas.
Alguns destes produtos corroem o encanamento, o que gera graves prejuízos. Muitas vezes será preciso contratar um encanador para refazer todo o sistema hidráulico, quebrar paredes, pisos. Pense só no quanto de transtorno você terá que lidar?
Se você é adepto deste hábito, repense agora mesmo sua postura, pois, se ainda não aconteceu algo neste sentido agora, pode ser que esteja bem perto de ocorrer.
Quer saber como mudar de hábitos e ser bem-sucedido na tarefa de manter sua casa longe dos entupimentos? Então fique ligado no tópico a seguir!
Veja o que fazer para evitar entupimentos
Evite a todo o custo, deixar restos de comida irem para o ralo da pia. Há alguns que tem a tecnologia de trituradores, contudo, sabemos que essa pode não ser a sua realidade.
Sendo assim, o melhor a fazer é destinar ao lixo, os restos de comida. Para se certificar que aquele grãozinho de arroz não vai entrar pelo cano na pia da cozinha, uma dica básica e simples é passar papel tolha nos talheres, pratos e panelas. Retire todo o resto de comida destes objetos e jogue no lixo o papel.
Um hábito, na verdade, outro erro comum que as pessoas cometem em suas cozinhas é a maneira como lidam com a gordura. E
Se a princípio, é bem mais fácil simplesmente despejar óleo de cozinha usado pelo ralo, sabemos que o resultado deste ato é o surgimento de entupimentos, devido ao acúmulo.
Mude de hábitos, caso ainda faça isso. Utilize uma garrafa PET para inserir o óleo usado e destine às pessoas e cooperativas que recolhem esse material para fazer sabão, por exemplo.
Procure também limpar a entrada dos ralos. Se por uma lado, não há como impedir que fios de cabelos e sujeira caiam próximos à entrada do ralo, você pode limpar a grade do ralo, evitando que a sujeira e fios se acumulem e adentrem à tubulação.
E o mais óbvio de todos os novos hábitos que você deve nutrir é: não use o vaso sanitário como uma lata de lixo.
Se mesmo assim, acontecer algum tipo de entupimento, não arrisque: entre em contato com uma empresa profissional, que conta com equipe especializada e frota própria : a Aquarella Desentupidora.