Como funciona a limpeza de caixa d’água profissional?

A limpeza de caixa d‘água profissional é essencial para garantir uma água potável limpa e não prejudicial à saúde. Afinal, ela está presente em todos os processos, desde o banho, a preparação dos alimentos, até na limpeza. Por isso, de que adianta a água passar por um tratamento nas estações de saneamento, se a caixa d’água estiver suja?

Dessa forma, para manter a qualidade da água, é necessário fazer a limpeza adequada. Essa deve ocorrer, principalmente, de 6 em 6 meses. Porém, há casos em que se faz necessário a averiguação antes. Exemplos disso são mal cheiro, gosto ruim e coloração diferente. 

Se você deseja saber mais sobre a limpeza de caixa d’água profissional, continue lendo esse artigo. Boa leitura!

Quais as consequências de não fazer a limpeza adequada?

A negligência da limpeza de caixa d’água profissional pode trazer muitas consequências. A primeira delas é em relação à saúde humana. Devido a umidade presente dentro da caixa d’água, o ambiente pode favorecer a proliferação de alguns microrganismos.

Assim, a ingestão dessa água pode causar sintomas leves, como enjoo, vômito ou dor de barriga. Mas ela também pode levar a doenças como cólera, amebíase e até mesmo outras doenças mais graves.

Além disso, ela também pode virar criadouro de insetos, como o Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Também, baratas e roedores podem adentrar a caixa d’água. Os roedores, por exemplo, podem contaminar a água com a sua urina e transmitir leptospirose. Já pensou o risco que sua família pode correr?

Por isso, não fique pensando! Chame um serviço especializado para cuidar da sua caixa d’água.

Como cuidar da caixa d’água de forma correta?

Por ser o reservatório de onde sairá a água que abastece a casa, são necessários alguns cuidados com esse item. Veja algumas medidas a se tomar:

-Manter a caixa d’água fechada: apesar de ser intuitivo, é muito importante verificar se o reservatório está bem fechado. Uma pequena abertura pode servir de entrada para roedores e outros insetos.

-Faça um monitoramento constante: se for possível, abra a tampa de vez em quando e observe a qualidade da água. Certifique-se que não há “visitantes” indesejados em seu reservatório. Analise a coloração e odor da água. Depois disso, feche-a corretamente. 

-Limpeza periódica: o ideal é contratar uma empresa com profissionais capacitados, para fazer a limpeza de 6 em 6 meses. Assim, você evita doenças e outros problemas de saúde.

Por que não fazer tudo sozinho?

Nesse momento, você pode estar se perguntando: será que posso fazer a limpeza sozinho? Bom, poder até pode. Mas não é o ideal. Quer saber por quê? Eis alguns motivos:

-Segurança: muitas caixas d’águas estão localizadas em locais altos. Seu manuseio incorreto pode provocar acidentes. Outra questão é em relação aos produtos químicos usados pela empresa. Eles possuem técnica e podem fazê-lo de forma segura e sem prejudicar a saúde.

-Tempo: esse é um dos principais fatores. Afinal, com a correria do dia a dia, pode ser uma tarefa difícil arrumar tempo para isso. Por ser um processo demorado, você pode não fazê-lo bem feito e a água ser contaminada do mesmo jeito. No caso da empresa, eles possuem uma equipe e equipamentos para limpar sua caixa d’água de forma rápida e eficaz;

-Complexidade: não se trata apenas de lavar a caixa d’água. Os profissionais também encontram furos e rachaduras e adicionam produtos específicos para a limpeza da água. Eles também testam a qualidade dela. 

-Garantia: além de um serviço de alta qualidade, você também possui a garantia que ele foi bem feito. Assim, pode confiar que está tudo certo com a caixa d’água, e a próxima limpeza será apenas depois de 6 meses.

Entenda como ocorre a limpeza da caixa d’água

A limpeza da caixa d’água profissional é feita da seguinte maneira: primeiro, fecha-se os registros e válvulas de entrada e saída, para que a água pare fluir. Assim, é possível esvaziar grande parte da caixa d’água, deixando apenas um pouco de água no fundo.

Depois disso, todo o reservatório é esfregado com sabão e outros produtos que forem necessários, desde as paredes até o fundo. Então, essa água suja é retirada e uma água limpa é colocada, abrindo a válvula.

Além disso, são adicionados produtos químicos para fazer o tratamento da água. Também é feito um teste de verificação para saber qual é a qualidade da água. Por fim, a válvula de saída é finalmente liberada e a água volta ao seu fluxo normal.

Vale ressaltar que esse processo é feito pelos técnicos responsáveis, utilizando equipamentos e produtos adequados. Por isso, pode-se confiar que a limpeza é de qualidade.

Faça a limpeza de caixa d’água profissional com a Aquarella Desentupidora

Se você está em busca de qualidade e confiança, pode contar com a Aquarella Desentupidora. Ela é especialista no assunto, e há mais de 15 anos está presente no mercado. A empresa é referência em hidrojateamento, desentupimento, dedetização e limpeza. 

Além disso, a Aquarella Desentupidora conta com profissionais capacitados, equipamentos adequados e serviço de qualidade. Trabalhamos com competência, eficiência e rapidez. Nossa atuação é na Grande São Paulo e em algumas cidades do interior e litoral de São Paulo. 

Oferecemos garantia em nossos serviços, além de respeitarmos as normas técnicas vigentes. Se precisar de um dos nossos serviços, você pode solicitar um orçamento, é gratuito! Contate-nos através do número (11) 3333-6600. Estamos disponíveis durante todos os dias da semana, 24 horas por dia.