Conheça as principais causas de vazamentos em tubulações

Um vazamento é uma situação desconfortável enfrentada por muitos moradores, e até mesmo por empresas e fábricas. Nesse último caso, os prejuízos podem ser enormes, por isso é importante ficar atento. Para contornar esse problema, é preciso ter conhecimento das principais causas de vazamentos em tubulações e como evitar que esse vazamento se torne algo fora de controle. Continue lendo o artigo para entender mais.

Como o vazamento é ocasionado?

Bom, o vazamento ocorre por algum tipo de falha na tubulação. Essa falha pode ser química, que é o principal responsável por esse infortúnio, física ou mecânica. Vamos entender mais sobre cada uma.

Falha química

Como o principal agente responsável pelos vazamentos, essa falha pode ser ocasionada por diversos fatores. São eles:

  • componentes corrosivos;

  • poluição atmosférica (chuva ácida e etc);

  • perda de proteção galvânica (fica suscetível a porcas, soldas, e etc).

 

Falha física

As falhas físicas se referem a variações que podem ocorrer na estrutura das tubulações, que podem ser devido a dilatações ou contrações:

  • pelas variações climáticas;

  • pelo local em que as tubu

  • pela passagem de substâncias frias ou quentes.

 

Falha mecânica

Nesse último caso, as falhas ocorrem devido a problemas como:

  • tensões:

    • falhas na estrutura;

    • deslocamento devido a uma variação de alicerce;

    • estrutura suspensa ou então mal apoiada;

  • atritos:

    • contato com um tipo de material abrasivo, dentro ou fora da tubulação;

  • pancadas.

Como evitar essas falhas?

Para evitar essas falhas, é preciso se atentar a alguns fatores. O primeiro deles é em relação à falha química. Para evitá-la, é necessário observar se as tubulações possuem uma proteção adequada, a qual possa ser resistente aos materiais corrosivos, e também procurar evitar o contato com os contaminantes. Além disso, reforçar a galvanização, processo muito importante. Pode-se reforçá-la fazendo uso da galvanização instantânea à fio.

Também, já no caso da falha física, é preciso usar apenas tubulações que possam ser mais resistentes às dilatações e contrações, bem como evitar os locais onde se irão instalar os equipamentos nas fábricas, para evitar o contato das tubulações com temperaturas extremas.

Por fim, no caso das falhas mecânicas, deve-se atentar ao local onde estão instaladas as tubulações, para evitar que elas fiquem vulneráveis à queda de objetos. 

Qual o problema de se ter tubulações antigas no local?

As tubulações antigas são uma das causas de vazamento em tubulações. Afinal, pode-se dizer que praticamente todas as tubulações com mais de 30 anos são feitas de ferro fundido. E qual é o problema nisso? O problema está no processo de cristalização que o cano pode sofrer, através da ação da água. 

Devido a isso, a passagem fica, agora, obstruída. Isso significa que, por possuir um menor diâmetro, consequentemente, haverá menor vazão. Para controlar o problema de maior vazão, aumenta-se a pressão. Com o aumento da pressão, pode ocorrer um aumento de perdas de conexões e juntas.

Assim, para sanar esse problema, a solução é fazer a troca dessas tubulações por aquelas feitas de polietileno de alta densidade (PEAD). Mas, mesmo com a troca, é importante monitorar e lembrar-se que nenhuma tubulação é indestrutível, e todas estão sujeitas a vazamentos.

Outros fatores que podem estar relacionados ao vazamento

Pressão da água

A pressão da água pode estar relacionada ao vazamento. Em locais onde a temperatura chega a valores negativos, o congelamento da água e sua expansão, posteriormente, podem exigir essa maior pressão e seus estragos. Além disso, em casos onde as raízes das árvores cresceram demasiadamente, os canos podem ser pressionados e também essas raízes podem provocar obstruções e vazamentos nas construções, pois invadem o espaço do tubo. 

Ainda, em locais onde é necessário que a água tenha que atingir um nível mais alto (como no caso do chuveiro, por exemplo), se faz necessário um aumento de pressão, que pode afetar o cano.

Portanto, a relação da pressão da água com os vazamentos está no fato de que, com o aumento da pressão, pode haver rachaduras ou as conexões podem ser perdidas. 

Má instalação dos canos

Se não forem instalados conforme os parâmetros ideais, ou sem muita atenção daqueles que são responsáveis pelo serviço, pode haver pequenos erros nos canos que, num primeiro momento passam despercebidos, mas depois geram muitos prejuízos, devido a vazamentos. Assim, é de suma importância contratar pessoas que sejam experientes e entendam do assunto, para que esse processo possa ser executado da melhor forma possível, mesmo que o orçamento seja um pouco mais caro, pois essa é uma forma de evitar vários transtornos futuros, resultado de um serviço mal feito. 

Como saber quando há um vazamento?

Para saber se existe um vazamento, é importante se atentar aos pequenos sinais de que existe algo errado ali. Esses sinais podem ser manchas nas paredes, de modo a deixar a pintura desbotada ou descascando; azulejos se deslocando, maus odores e, sem sombra de dúvidas, um aumento repentino na conta de água sem razão aparente.

Diante desses fatores, se pode ver que há um vazamento, que precisa ser corrigido rapidamente, para evitar maiores transtornos.

O que fazer quando há um vazamento?

Bom, se você deseja solucionar esse problema, nada melhor do que chamar um profissional – aquele que entende do assunto -, não é mesmo? Sendo assim, você pode chamar a Aquarella Desentupidora, uma empresa que é referência no setor onde atua, além de trabalhar com eficiência e responsabilidade, atendendo as necessidades do cliente. Ficou interessado? Faça o seu orçamento!