Você sabia que os canos usados na instalação hidráulica do imóvel podem variar quanto aos tipos? Mais do que isso, a escolha de determinado tipo de cano pode trazer vantagens e/ou desvantagens.
Para melhor direcionar sua escolha, apresentamos a seguir, alguns dos tipos de canos disponíveis no mercado hidráulico, bem como alguns benefícios e também desvantagens que eles podem causar, confira!
Policloreto de Vinila – PVC
Provavelmente o mais famoso e comum tipo de tubo, o popular PVC possui 2 variantes: PVC Soldável e o PVC Roscável. Indicado para temperaturas médias de 20ºC, tem como benefício, o fato de ser de fácil instalação. No entanto, ele também nos reserva algumas desvantagens, como a baixa resistência, por exemplo.
Polipropileno Copolímero Random – PP-R
Ao contrário do PVC, o PP-R forma uma tubulação única por meio de um aparelho termofusor. Ideal para água quente, é quase impossível que este tipo de tubo tenha algum tipo de vazamento. O uso excessivo de braçadeiras pode ser apontado como uma desvantagem.
Cobre
A conexão por meio de soldas é um dos atrativos do tubo de cobre nos sistemas hidráulicos. Porém, fatores como a necessidade de isolamento térmico e corrosão podem ser encarados como pouco benéficos.
Polietileno Reticulado Monocamada- PEX
Espécie de sistema de bobinas de tubos, o PEX trabalha tanto com água quente quanto com água fria.
Muito usado no sistema hidráulico de hotéis e paredes drywall, é totalmente maleável e necessita de pouquíssimas conexões. Desvantagens? A necessidade de ferramenta par instalação e maior número de abraçadeiras em comparação ao cobre.
Policloreto de Vinila Clorado- CPVC
Altamente capaz de suportar temperaturas elevadas e pressões exacerbadas, o tubo CPVC dispensa ferramentas e não perece com corrosão. A desvantagem se dá pela necessidade da utilização de cola para agregar conexão e tubos.
Canos e tubulações entupidas? Vazamentos? Não importa qual tipo de tubo você utiliza em seu sistema hidráulico, a Aquarella tem a solução, contate-nos!