100 milhões de brasileiros não possuem coleta de esgoto
Saneamento básico e coleta de esgoto, ainda hoje, são sinônimos de problemas e muita dor de cabeça no Brasil. Um relatório anual do Instituto Trata Brasil, mostrou que hoje, temos na faixa de 100 milhões de brasileiros sem coleta de esgoto. Na verdade, apenas metade dos estados brasileiros contam com o tratamento.
Situação dramática, não é mesmo? Conforme Dados do IBGE, a taxa de mortalidade anual devido a doenças motivadas exatamente pela falta de tratamento de esgoto, está em cerca de 11 mil pessoas. Ou seja, temos uma espécie de “pandemia” silenciosa.
Enquanto isso, nas regiões com coleta, os entupimentos trazem uma série de transtornos às pessoas em suas residências, bem como em empresas e indústrias.
São executados anualmente mais de 60 mil desentupimentos na rede de esgoto no município de São Paulo
Conforme mostram dados da Sabesp, que é o órgão de saneamento do Estado de São Paulo, anualmente são efetuados mais de 60 mil desentupimentos na rede de esgoto Isso inclui tanto o município de São Paulo quanto a região metropolitana.
Outro dado que chama a atenção foi uma extensa retirada de resíduos das tubulações, durante o ano de 2016; Nada menos que 14 mil toneladas de resíduos.
O problema do vaso sanitário
Uma das principais questões que geram entupimentos é exatamente o vaso sanitário. Isso acontece pelo simples fato dele ter se transformado num ponto descarte de lixo. Nele, são jogados materiais de todo tipo, desde papéis higiênicos, até absorventes, hastes flexíveis, preservativos, testes de gravidez, e muitos outros dejetos e detritos.
Todo esse material acaba cessando a rede de esgoto, o que contribui com o surgimento de infinitas obstruções.
Sendo assim, não é preciso ser um expert em entupimento para saber o quanto se faz necessário uma mudança urgente de hábitos e evitar a todo custo, jogar qualquer tipo de material no nosso famoso “trono”, não é mesmo?
Além da obrigação que temos de manter o vaso sanitário limpo, evitar tentar resolver entupimentos em ajuda profissional é importante, uma vez que métodos caseiros costumam piorar a situação e trazer mais prejuízos.
Pedidos por desentupimento em privadas teve um “boom” durante a pandemia
Um fato que chamou a atenção durante a pandemia de Covid 19 foi o fato do aumento por solicitações de desentupimento de vasos sanitários.
Dados da Sabesp mostram que apenas na região metropolitana, são executados mais de 5 mil desentupimentos, sendo que metade das solicitações de desobstrução são originários da capital paulista.
Esse aumento é observado pelo Google Trends, ferramenta do Google que faz a análise de buscas na internet. A ferramenta mostrou o impressionante aumento de 750% entre 2019 e 2022 em desentupimento de vaso sanitário no país.
O vaso sanitário não é o único foco de problemas de entupimento
Sabemos que boa parte dos entupimentos tem origem no descarte inadequado de lixo no vaso sanitário. Contudo, é errado jogar nisso, a responsabilidade de todos os casos de entupimento. Há diversos outros motivos causadores de entupimentos no esgoto residencial, dentre os quais, destacamos:
-
Obstruções causadas por restos de alimentos jogados no ralo da pia da cozinha;
-
Óleo de cozinha usado, despejado na pia;
-
Detritos gerados nos banheiros, etc.
Um detalhe importante: você sabia que 1 litro de óleo despejado na pia, pode contaminar até 25 litros de água, quando jogado na rede de esgoto?
O problema do desentupimento caseiro
Desentupimentos caseiros estão dentre as piores estratégias a se adotar diante de um entupimento.
As famosas soluções “faça você mesmo” trazem uma série de problemas. A mais comum é o uso de bicarbonato de sódio. Muito usado por corroer a sujeira e desobstruir o entupimento, sobretudo quando utilizado junto ao vinagre e água quente, o problema dessa solução é o fato dela poder danificar até mesmo o encanamento, gerando vazamento e aumentando o problema.
Por outro lado, uma solução caseira que pode funcionar sem causar danos é o uso do desentupidor de borracha, com movimentos de pressão e sucção, além do uso de uma mangueira de lavadora doméstica de pressão.
Se não funcionar, buscar ajuda e uma desentupidora de vaso sanitário em São Paulo é a melhor opção.
Desentupimento de vaso sanitário em SP é com a Aquarella Desentupidora
Referência em desentupidora em SP, a Aquarella conta com uma equipe de alto nível de profissionalismo. Além disso, tem em seu portfólio uma vasta gama de serviços que poderão ajudar a solucionar os problemas com entupimentos em sua casa ou empresa.
Entre em contato, a Aquarella está ao seu dispor 24 horas por dia, 7 dias por semana, para melhor lhe atender.