Dicas para reduzir o mau cheiro do esgoto em casa

Você já teve que lidar com o mau cheiro do esgoto em sua residência? Ao contrário do que muitos pensam, esse odor desagradável nem sempre está relacionado à falta de limpeza.

Na verdade, o mau cheiro, além de ser muito incômodo para os moradores, também pode indicar algum problema. Por isso, é necessário investigar a causa e de onde está vindo o mau cheiro. 

Dessa forma, o problema pode ser solucionado e você voltará a ter uma casa cheirosa e agradável. Afinal, quem não gosta de viver numa casa limpa e perfumada?

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para reduzir e eliminar o mau odor da sua residência. Vamos lá?

Principais causas de mau cheiro do esgoto

O mau cheiro do esgoto pode ser causado por diferentes situações que podem estar ocorrendo no seu lar. Conheça as principais:

Funcionamento do ralo

O funcionamento do ralo pode ser uma das causas do mau cheiro. Afinal, assim como as grelhas, os ralos impedem a passagem de muitos resíduos para o cano. Caso não esteja funcionando perfeitamente, os detritos podem se acumular nas tubulações, provocando mau cheiro e obstruindo o encanamento.

Sifão mal instalado ou esticado

O sifão é uma estrutura em forma de “U” ou “S” que fica embaixo da pia. A função da curvatura desse dispositivo é acumular água, impedindo o surgimento dos maus odores.

Porém, caso o sifão esteja mal instalado, com algum vazamento ou até mesmo esticado, o mau cheiro voltará pelo cano. Por isso, é essencial verificar as condições do sifão da sua residência. 

Anel de vedação

O anel de vedação presente no vaso sanitário também pode ser um dos causadores do mau cheiro. Assim, se ele estiver com defeito ou desgastado, pode ocorrer a liberação do mau odor do esgoto para a sua residência. 

Caixa de gordura

A caixa de gordura é uma estrutura presente na saída de esgoto na cozinha. Por isso, além de evitar o entupimento das tubulações, ela também evita o mau cheiro. Porém, caso esteja com trincas, fendas ou rachaduras, o mau cheiro será liberado e será necessário fazer a troca.  

Acúmulo de resíduos

O acúmulo de resíduos em grandes volumes nas tubulações pode causar a sua obstrução. Portanto, o entupimento dos canos também é um dos grandes responsáveis pelo mau odor na sua casa. 

Dicas para reduzir e eliminar maus odores no seu lar

Para reduzir e eliminar o mau cheiro do esgoto existem algumas técnicas e estratégias que podem ser utilizadas. Vejamos a seguir.

Limpezas periódicas

Realizar limpezas periódicas nas caixas de gordura e caixa sifonadas pode manter o cheiro de esgoto longe da sua casa. Isso porque, ao realizar limpezas periódicas, você evita que materiais orgânicos e outros detritos se acumulem no local.

Dessa forma, é interessante fazer, pelo menos, uma limpeza mensal na caixa sifonada e uma limpeza semestral na caixa de gordura. Para realizá-la, é necessário utilizar uma proteção adequada, devido à possibilidade de contrair doenças.

Nesses casos, o ideal é contar com uma ajuda profissional, para que a limpeza seja feita da forma correta e sem o risco de acidentes.

Faça as manutenções necessárias

Para evitar odores desagradáveis, é necessário fazer a troca ou manutenção de estruturas que não estão mais em perfeito funcionamento. Dentre os dispositivos que necessitam de atenção, estão:

  • Sifão: deve-se observar a instalação, se o sifão está esticado, além de conferir possíveis vazamentos e observar se os anéis da estrutura estão desgastados;
  • Caixa de gordura: veja se há rachaduras, trincas ou fendas na sua estrutura ou na tampa e confira se há obstrução nas tubulações;
  • Anel de vedação do vaso sanitário: confira se a borracha está desgastada ou mal instalada.

Caso haja algum problema, é necessário corrigi-lo imediatamente, pois pode levar a situações mais sérias e que podem gerar muitos gastos.

Receitas caseiras

Existem algumas receitas caseiras que podem ser utilizadas para eliminar o mau cheiro de sua residência. Confira:

  • Bicarbonato de sódio: o bicarbonato de sódio é um ingrediente caseiro muito conhecido para desobstruir o encanamento e também eliminar o mau odor. Para utilizá-lo, você pode misturar meio copo (100g) de bicarbonato, com 1 copo (200mL) de vinagre branco e 1 litro de água quente. Essa mistura deve ser despejada no ralo e, para deixá-la agir, é necessário tampar a entrada do encanamento. A mistura deve agir por pelo menos uma hora. 
  • Fermento químico: utilizar 3 colheres de fermento químico em 300mL de água também é uma ótima forma de eliminar os maus odores e preveni-los. Além disso, o uso de fermento também evita o entupimento das tubulações. Neste caso, você pode deixá-lo agir de um dia para o outro.

Desentupimento de encanamentos

Por fim, caso haja encanamentos entupidos em sua residência, será necessário desentupi-los, a fim de eliminar o mau cheiro e evitar outros problemas. Para isso, você pode utilizar receitas caseiras ou outras opções para uma desobstrução simples.

Porém, caso o desentupimento seja mais grave, o ideal é contratar uma empresa especialista no assunto. Assim, os profissionais podem resolver o problema de forma rápida e eficaz, utilizando ferramentas e técnicas avançadas, sem causar danos às tubulações.

Precisou de ajuda profissional? Chame a Aquarella Desentupidora!

Você precisa de uma empresa especialista em desentupimentos e limpeza de fossa e caixa de gordura para eliminar o mau cheiro do esgoto de sua residência? Então chame a Aquarella Desentupidora! 

Oferecemos, além dos serviços citados: hidrojateamento, dedetização, desratização, descupinização e limpeza de caixa d’água. Prestamos atendimento a toda grande São Paulo e municípios próximos presentes no litoral e interior paulista. 

Nosso orçamento é descomplicado, rápido e sem compromisso, além de atendermos a seu pedido a qualquer dia e em qualquer hora, pois estamos disponíveis 24h.  

Portanto, para quê perder tempo? Na Aquarella Desentupidora você encontra serviços com qualidade e eficiência. Acesse o nosso site e entre em contato!