Doenças causadas pela falta de tratamento de esgoto

Perigos da falta de saneamento básico

O saneamento básico é fundamental para uma vida saudável. E essa necessidade vai muito além da saúde. A falta de tratamento de esgoto afeta o meio ambiente, contamina reservas de águas e prejudica o turismo.

Outro impacto da falta de tratamento de esgoto é a desvalorização dos imóveis e comércios locais. A falta de higiene que leva a propagação de doenças é responsável pela morte de mais de 361 mil crianças com menos de 5 anos por ano devido à diarreia.

Infelizmente em diversas partes do Brasil e do mundo o tratamento de esgoto e fornecimento de água potável é uma realidade distante. A saúde debilitada por conta das doenças causadas pela falta de saneamento básico influencia ainda no rendimento escolar e afasta adultos das suas atividades laborais.

Tomar o acesso ao saneamento básico e água potável universal é um dos objetivos centrais de todos os países. Isso porque o próprio desenvolvimento das nações depende da qualidade de vida dos seus cidadãos. Descubra agora quais são as principais enfermidades proliferadas devido a ausência de saneamento.

Doenças transmitidas pela falta de tratamento de esgoto

A falta de tratamento de esgoto traz diversas doenças que afetam pessoas de todas as idades. Essas enfermidades geralmente são causadas por bactérias, vírus, protozoários ou outros microrganismos patogênicos que se proliferam e contaminam a água e alimentos. As principais doenças são:

  • Febre Tifóide 

É uma infecção bacteriana contraída pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas mais comuns são febre alta, vômitos, diarreia, dores de cabeça, manchas rosadas ou vermelhas na pele, perda de apetite e tosse seca. Se tratada adequadamente é curada com facilidade, mas em casos extremos pode levar à morte.

  • Cólera

Doença bacteriana que causa diarreia abundante, vômitos e, consequentemente, desidratação intensa. Em casos mais graves também causa cãibras musculares, colapso respiratório, podendo matar em até 48 horas. 

  • Hepatite A

Transmitida por um vírus, essa doença causa febre, náuseas, dores abdominais, mal-estar e falta de apetite. Com tratamento adequado pode ser superada sem sequelas.

  • Amebíase

Adquirida através da ingestão de alimentos ou água contaminados com o protozoário parasita ameba, essa infecção atinge os intestinos. Pode causar cólicas abdominais, fezes com muco e sangue, fadiga, disenteria e calafrios.

  • Giardíase

Também causada por um protozoário parasita, essa doença é caracterizada por uma diarreia crônica com cheiro forte. Além disso, os sintomas também incluem fraqueza devido à deficiência vitamínica e mineral e cólicas abdominais.

  • Leptospirose

Essa é uma das doenças causadas pela falta de saneamento básico mais famosas. Nesse caso, a contaminação acontece devido à urina do rato e pode causar até complicações hepáticas e renais graves. Muitas pessoas são contaminadas nos períodos de chuva e alagamentos

Outras diversas doenças são disseminadas devido à falta de saneamento básico. Algumas delas já representaram um grande problema para o nosso país, como a poliomielite. Outras continuam afetando a qualidade de vida de milhares de brasileiros, como a lombriga, amarelão, teníase, cisticercose, esquistossomose, entre outras.

Por isso é tão importante prevenir essas doenças e atuar para mudar o cenário dessas famílias. Como dito, além de todas essas doenças, a falta de tratamento também traz malefícios ao meio ambiente. Esses impactos são sentidos não somente pelas gerações atuais, mas também serão sentidos pelas futuras. Assim, fornecer saneamento básico é uma forma de proteger também o nosso futuro.

Como prevenir enfermidades causadas pela falta de saneamento?

A principal forma de evitar as doenças causadas pela falta de saneamento é pela instalação de redes de esgotos adequadas em todas as áreas das cidades. Apesar dessa tarefa ser exclusiva do governo, é possível tomar outras ações para cuidar da sua saúde e da sua família. 

Tenha em sua casa uma instalação hidráulica adequada e que separa corretamente o fornecimento de água, a coleta de esgoto e a rede pluvial. Além disso, mantenha sua caixa d’água sempre limpa para evitar a contaminação da água.

Caso possua uma fossa séptica, faça limpezas constantes. Afinal, o vazamento do conteúdo das fossas pode contaminar o solo, o que é um perigo principalmente para áreas rurais. Se a sua região não contar com o fornecimento de água tratada, ferva a água antes de consumir ou cozinhar. Uma alternativa é adicionar cloro à água, nas quantidades adequadas, para torná-la potável. 

Então, o tratamento de esgoto é algo que vai além dos dejetos depositados a céu aberto. Ele também inclui ações tomadas nas nossas residências e que impactam diretamente a nossa vida e do resto da população.

Para adotar todas essas medidas preventivas é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada. Assim, é possível realizar a manutenção periódica de caixas d’água e fossas, desentupimento de redes de esgoto e fluviais e até mesmo dedetização para controle de pragas. 

A Aquarella Desentupidora está há 15 anos no mercado de entupimento, limpa fossa, dedetização e hidrojateamento. Contamos com uma frota própria e profissionais especializados para garantir a saúde da sua família!

Atendemos na Grande São Paulo, interior e litoral, sempre focados em oferecer um serviço rápido e eficiente. Acesse o nosso site e conheça nosso atendimento especializado 24 horas por dia e  7 dias por semana. Agenda sua visita grátis e imediata para encontrarmos soluções para sua saúde e qualidade de vida!