Fossa séptica: o que é e como funciona
A fossa séptica é um reservatório que realiza o tratamento inicial do esgoto, com bactérias específicas. Ele não é ligado à rede de esgoto convencional. A fossa deve ser feita de um material impermeável, além de estar a uma boa distância da casa e de fontes de água.
Ela pode ser feita de concreto ou alvenaria, e também pode ser comprada pronta em lojas de materiais de construção. O ideal é que seja acima de 1000 litros, visto que a estimativa é que cada pessoa utilize muita água por dia.
Atualmente, a fossa tem sido muito utilizada em empresas, comércios, condomínios e por moradores da zona rural. Costuma estar ainda mais presente em cidades onde o saneamento básico não é de qualidade ou não atende toda a população.
Seu funcionamento ocorre da seguinte forma: ao ir para a fossa, os dejetos sólidos vão para o fundo do reservatório. Esse é o processo de decantação. Lá, ele é decomposto por bactérias anaeróbicas. Desse processo de fermentação, gases são liberados. Já a parte líquida fica armazenada ali.
Por que é importante manter a fossa limpa
A fossa séptica deve passar por uma limpeza periódica. Alguns indicam que ela seja feita de 6 em 6 meses, mas isso depende muito do uso dos moradores. E você sabe por que é tão importante que ela se mantenha limpa? Veja algumas consequências de uma fossa cheia:
-
mau cheiro;
-
infestação de insetos;
-
contaminação do meio ambiente;
-
contaminação das águas;
-
proliferação de doenças;
-
vazamentos;
-
vasos e ralos entopem.
Por isso, é muito importante cuidar bem da fossa, para evitar todos esses transtornos. Afinal, além de ser um risco para os animais, é um risco ainda maior para o ser humano, principalmente crianças e idosos. Os vírus e bactérias presentes nesse local podem trazer sérias doenças à sua família.
Sinais que indicam que a fossa precisa ser esvaziada
Para saber se a fossa séptica precisa ser esvaziada, você pode se atentar aos sinais. Veja alguns deles a seguir:
Cheiro desagradável
Você vai começar a sentir um odor desagradável infestando todo o local. Pode apostar, a fossa está cheia ou com algum vazamento. O cheiro fica pior e mais intenso próximo à ela. Até mesmo os vizinhos podem se incomodar com o odor e reclamar.
Água borbulhando
Se você observar um barulho de água borbulhando nos encanamentos da pia ou após dar descarga, fique atento! É bem provável que esse seja mais um sinal da fossa cheia.
Escoamento de água demorado
Quando a fossa está entupida ou cheia, é comum que a água da pia e vaso sanitário demore a descer. Esse sinal não deve ser ignorado. O correto é investigar as causas e solucionar o problema o quanto antes.
Poças d’água
Observe se há poças d’água próximo a sua fossa séptica. Se não houver chovido e você ver uma boa quantidade de água, é porque o reservatório está transbordando. Nesse caso, é necessário esvaziá-lo.
Retorno nos ralos e drenos
Esse é um dos sinais que você não irá querer ter na sua casa. Se você observar que nos ralos e drenos o esgoto está voltando, chame imediatamente uma equipe para resolver o problema. É prejudicial para todos os moradores.
Como realizar o esvaziamento da fossa
Para realizar o esvaziamento da fossa, é necessário contratar uma equipe especialista e que domine bem o assunto. Assim, a empresa que fará a limpeza trará os equipamentos adequados para esvaziar o reservatório. Afinal, uma manutenção incorreta pode danificar e inviabilizar o uso da fossa.
O processo ocorre da seguinte forma: primeiro, a fossa é aberta, para que os gases acumulados ali possam ser liberados. Depois, com um equipamento específico de sucção, é feito o esvaziamento da fossa, e os resíduos sugados vão para o caminhão. Aquele material será descartado de acordo com a regulamentação, de forma a não agredir o ambiente.
Ao contrário do que se pensa, a fossa não é completamente esvaziada. Isso porque é necessário que as bactérias anaeróbicas permaneçam ali para realizar a decomposição e fermentação.
Vale ressaltar que esse processo deve ser realizado por profissionais. Eles fazem o manejo correto e possuem EPIs e equipamentos adequados. Assim, sua vida não é colocada em risco, já que diversas bactérias e vírus estão presentes no local.
Dicas para manter a fossa limpa e funcionando corretamente
Para que sua fossa possa funcionar perfeitamente, é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro deles é fazer a manutenção periódica e preventiva, para evitar transtornos e colocar em risco a saúde. Também é importante não descartar materiais como tintas e óleos na pia.
Além disso, fique atento às árvores próximas da sua residência. O ideal é que elas não tenham raízes profundas. Essas raízes podem provocar rachaduras e danificar a fossa, causando sérios problemas ao meio ambiente.
Ainda, sempre fique de olho em qualquer mudança próximo à fossa ou em sua residência. Se estiver com dúvida, chame uma equipe de profissionais para avaliar a situação.
Caso você more na Grande São Paulo, ou em alguma das cidades selecionadas do interior e litoral, pode chamar a Aquarella Desentupidora. Há mais de 15 anos, somos referência no mercado, trabalhando com eficiência e qualidade. Nossos serviços são de limpeza, desentupimento, dedetização e hidrojateamento. Estamos disponíveis a qualquer hora, em qualquer dia da semana. Contate-nos!