O que você precisa saber sobre o desentupimento de colunas

coluna-esgoto

Portanto, é necessário ‘sacar’ como a rede de esgoto predial funciona, para então compreendermos a sistemática das colunas.

Foi pensando nisso e em lhe trazer informações relevantes, que a equipe da Aquarella preparou o post de hoje, trazendo exatamente tudo o que você precisa saber sobre o desentupimento de colunas. Acompanhe a seguir!

Desentupimento de colunas: manutenção da coluna é fundamental

Sabemos que boa parte dos imóveis tem algum sistema de esgoto ligado ao sistema de saneamento ou por meio de fossas sépticas.

Quando falamos de casas e prédios, o mais comum é que o padrão do encanamento seja feito com tubos horizontais.

E é exatamente a coluna a responsável pela coleta do esgoto dessa tubulação horizontal.

Com o tempo, devido ao acúmulo de dejetos, e também pela falta de manutenção, um prédio pode ter problemas graves relacionados com entupimento de esgoto.

Por ser uma estrutura vertical, a coluna está ligada em todas as redes de esgoto, em cada apartamento.

Todos os efluentes dos apartamentos são direcionados para a coluna. Já a coluna, por sua vez, é a responsável em direcionar o esgoto para a respectiva rede de tratamento.

Reparou no quanto as colunas são vitais para o bem-estar de todos os que habitam ou transitam em um prédio ou casas com mais de um andar, seja o imóvel comercial ou residencial?

Problemas que podem surgir junto com o entupimento de colunas

Nem é preciso dizer o quanto de transtorno a obstrução de colunas pode causar, não é verdade?

Com certeza você já viu ‘bombando’ nos noticiários, situações onde a inundação encobriu garagens e apartamentos térreos, devido ao entupimento de colunas coletoras.

Ao menor indício de problemas na coluna, é essencial buscar ajuda profissional para analisar o que ocorre e, detectando a necessidade, realizar o mais rápido possível o desentupimento da coluna.

O que muitos desconhecem é que o desentupimento de colunas pode ser realizado não apenas em emergências, como também como medida preventiva.

Até porque, não é preciso esperar um problema maior com a obstrução para tomar uma atitude, não é mesmo?

Como identificar que há um possível entupimento de colunas?

Observar alguns tipos de ‘sintomas’, na verdade, indícios, farão com que você identifique que há uma grande possiblidade de entupimento nas colunas.

Os principais são:

  • Quando a água dos ralos e da pia, começa a descer de maneira mais demorada que o normal;
  • Barulhos saindo dos ralos, o famoso “borbulhar’;
  • Aquele mau cheiro que sai dos ralos, lavatório e pia da cozinha;
  • Quando aperta a descarga, a água sobe muito antes de começar a descer e desce de maneira muito devagar, entre outros aspectos;
  • Faça a prevenção com a limpeza da caixa de gordura;
  • Tenha alguns cuidados ao lavar as roupas;
  • Não deixe os resíduos alimentares caírem no ralo da pia.

Como evitar o entupimento de colunas?

Uma pergunta muito frequente: Por que as colunas entopem? Na verdade, não há muito segredo em relação a isso.

O que acontece é exatamente o acúmulo dos mais variados tipos de resíduos nas tubulações.

Fios de cabelo e barba, restos de alimentos, o nocivo óleo de cozinha, e aqueles materiais que são descartados de forma errada, geram o entupimento parcial das colunas ou até mesmo a obstrução total.

Então, de que maneira é possível evitar que pior aconteça? Temos algumas dicas a seguir que irão te ajudar:

Realizar a limpeza periódica da caixa de gordura, por exemplo, otimiza o sistema de esgoto e evita que a coluna seja sobrecarregada. Leve em conta para calcular a frequência da limpeza, o tamanho da caixa, bem como a sua utilização.

Quando for lavar roupas, tenha sempre o cuidado necessário com aqueles fiapos e resíduos que soltam dentro da máquina de lavar. Jogue-os no lixo ao invés do ralo do tanque. Caso contrário, poderá entupir a tubulação.

Os resíduos alimentares são os verdadeiros vilões do entupimento. Por isso, é sempre importante adotar alguns hábitos, como por exemplo, separar o lixo orgânico e descartar de forma separada.

Jamais deixe cair ou até mesmo, jamais descarte restos de comida, arroz, qualquer outro material, no ralo da pia.

Use um protetor no ralo e antes de lavar a louça, limpe-a com papel toalha, retirando os excessos de alimentos.

No banheiro, a atenção deve ser a mesma com o ralo da pia/lavatório e box do chuveiro. Algumas pessoas têm a péssima ideia de limpar escovas de cabelo e pentes, na pia.

Com isso, entopem os ralos e encanamentos com fios de cabelo. Portanto, jamais adote tais procedimentos.

Se você está em um condomínio, o procedimento mais indicado a fazer em casos de entupimento é comunicar o setor administrativo do prédio e junto com os demais moradores, solicitar a ajuda de uma empresa desentupidora especializada tanto na manutenção de colunas, quando na análise e execução do desentupimento.

É exatamente o caso da Aquarella Desentupidora, uma empresa que é referência no assunto e que há décadas, atende desde empresas de grande porte, quando pequenas empresas e residências em geral.

Com frota própria e atendimento 24 horas, a Aquarella Desentupidora oferece garantia dos serviços e conta com os melhores profissionais do ramo. Sem dúvidas é o melhor custo x benefício do mercado, com total satisfação dos clientes.

Entre agora em contato e solicite uma visita grátis sem compromisso.