Uma das maiores cidades do mundo comporta também uma das maiores redes de esgoto do planeta. Você já se perguntou para onde vai o esgoto de SP?
Pelo tamanho da população e pela quantidade de esgoto gerado, não é difícil concluirmos que a questão do esgoto em SP seja um tema no mínimo, complexo, não é mesmo? Veja a seguir, em que locais é jogado o esgoto de SP e a importância do tratamento adequado.
Rio Tietê: um dos principais destinos do esgoto de São Paulo
Apesar de toda a problemática que envolve a escassez de água na cidade de São Paulo, e na importância de se ter um rio Tietê, um dos símbolos da cidade, limpo, cerca de metade do esgoto gerado por toda a população da cidade escorre sem tratamento diretamente para rios, represas e córregos da cidade.
Com apenas 52% de esgoto tratado, quando o ideal, segundo estudos, deveria ser de ao menos 86%, o índice atingido pela maior cidade do país está atrás de Belo Horizonte- MG (64%), Salvador- BA (83%) e Curitiba-PR (88%). Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo (fonte).
O rio Tietê é um dos mais agredidos pelo esgoto sem tratamento, ao lado do rio Pinheiros, entre outros.
Estação de Tratamento de Esgoto Taubaté Tremembé
Por outro lado, na região de Taubaté- SP, pertencente ao Vale do Paraíba, o esgoto parece ter um desfecho adequado. A rede de esgotos é submetida a tratamento, por meio de um processo de filtragem, e posteriormente com o uso de micro-organismos responsáveis pela decomposição residual. Após o processo de decantação, que promove a limpidez, a água é devolvida ao rio Paraíba do Sul.
Você deve estar se perguntando: qual a diferença, se tanto em São Paulo quanto em Taubaté, o esgoto é jogado nos rios? A resposta é simples: o tratamento deste esgoto. No rio Paraíba do Sul, por exemplo, os moradores da região conseguem até mesmo pescar. E no rio Tietê?