Portaria CVS nº 5/2013 e a limpeza de caixa d’água

A importância da limpeza de caixas d’água.

Primeiramente, é interessante ressaltar a importância de manter a limpeza de caixa d’água sempre em dia.

Antes de falar sobre a portaria e abordar alguns de seus itens, vamos começar falando sobre as caixas d’água.

Os reservatórios, como também são chamadas, são a principal fonte de água das famílias, em sua maioria. Por isso, quase tudo que é consumido ou não, nas residências e comércios, depende da qualidade da água dentro deles.Por exemplo:

-A água para fazer o arroz;

-Bebidas à base de água;

-Alimentos que são cozidos;

-No chuveiro;

-Limpeza dos utensílios de cozinha;

-Na hora de lavar roupas, etc.

Fazer a manutenção do mesmo, garante que ocorra menos acidentes biológicos, como doenças locais e até epidemias. O que proporciona mais qualidade de vida.

Como cuidar do reservatório de água?

Mesmo que algumas pessoas saibam da relevância em cuidar da limpeza de caixa d’água, elas podem ainda ter dúvidas de como fazer isso.

Por essa razão, separamos alguns tópicos que podem ajudar:

-Manter a tampa sempre fechada;

-Fazer uma limpeza periodicamente;

-Controlar pragas, como baratas e ratos;

-Evitar deixar em contato direto com Sol.

Como funciona a limpeza?

Dentre os tópicos recomendados, a limpeza de caixa d’água periodicamente é um dos que mais levanta dúvidas. No entanto, o funcionamento dessa atividade é simples, se executada por profissionais. 

Em primeiro lugar, é feito o preparo da caixa com o corte de fornecimento da água. Dessa forma, é indicado o uso doméstico da mesma, para aproveitamento do bem natural.

Dentro de algumas horas, o profissional é equipado com materiais de segurança. Logo em seguida o responsável ou a equipe designada pela tarefa pode começar os processos.

Com o reservatório de água quase completamente esvaziado é dado início ao trabalho. 

É fechada a saída de água e aplicada e misturada água sanitária no resto de líquido da caixa. Segundamente se esfrega, com instrumento específico, toda a região interna do reservatório.

Para finalizar a limpeza ainda é necessário enxugar e secar o local com panos e um balde que irá receber a água usada na higienização.

Após finalizada, é preciso higienizar os encanamentos e aguardar o tempo indicado para voltar a encher o reservatório. E então, voltar a consumir a água armazenada.

É aconselhado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a limpeza a cada 6 meses, minimamente.

A portaria CVS n°5/2013.

Por fim, a portaria 5/2013, é estabelecida pela vigilância sanitária do estado, para normas em estabelecimentos comerciais.

Em seu principal objetivo, ela visa regras voltadas aos comércios alimentícios. Por essa razão, é indicado que esses estabelecimentos se atentem aos cuidados sanitários necessários para o seu bom funcionamento legal.

Preparar alimentos está diretamente ligado ao uso de água. Seja para limpeza dos mesmos, preparos diretos ou até mesmo a limpeza dos utensílios, a água sempre estará presente. Com isso, é ainda mais imprescindível que se tenha o controle de manutenção das fontes de água.Algumas regras da portaria são:

-Para alimentos congelados ou que necessitem de dessalgação utilizar-se água potável sob refrigeração até cinco graus Celsius, ou em água fervente;

-A higienização de frutas e legumes, também verduras, deve ser feita em local com água 

potável;

-A água utilizada para o consumo direto ou em preparo dos alimentos deve ser de abastecimento público, água de poço, mina e outras fontes que possuem licença de uso concedido pelo órgão competente. 

-Deve ser tratada e controlada a qualidade da água com periodicidade determinada pela legislação. 

-Caso seja usada água por empresa transportadora, a concessionária e a responsável pelo transporte, deve possuir cadastro devidamente credenciado pelo órgão competente.

-Todos os documentos licenciados e ainda as datas de higienização precisam estar à disposição das autoridades sanitárias.

-É obrigatória que haja um reservatório de água potável  com tampa, de fácil 

higienização e cuja a superfície interna seja lisa, resistente, impermeável, livre de 

descascamentos, rachaduras, infiltrações e vazamentos.

-A limpeza de caixa d’água deve ser providenciada conforme métodos recomendados por órgãos oficiais, e realizada a cada semestre ou caso ocorra acidentes que possam contaminar a água.

A Aquarella limpa a sua caixa!

Em suma, possivelmente você tenha descoberto que talvez seja bom renovar a limpeza do seu reservatório de água. Ainda mais se sofreu com alguma invasão de pragas, como baratas e ratos.

Chame a Aquarella para te ajudar com essa tarefa. A empresa com mais de 15 anos de atuação e clientes como:

-Carrefour;

-Casa do Pão de Queijo;

-Mundo Verde;

-Kappa Sushi e muitos outros.

Ainda garante a você o atendimento de uma equipe especializada e muito bem equipada. Além de visita imediata e gratuita.

Ligue e agende sua visita gratuita ou se preferir consulte os pacotes comerciais