Qual a diferença entre jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento?

Qual a diferença entre jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento?

No setor industrial e nas residências, o jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento são muito utilizados, cada um com sua função. Os dois são amplamente necessários em diversos setores, a fim de remover impurezas, retirar restos de tinta e até mesmo desentupir canos.

Para entender qual procedimento é mais adequado, é preciso levar em conta o tipo de superfície, tipo de serviço a ser prestado, além da questão ambiental. Depois de analisar cada fator e entender a diferença entre os dois, você pode escolher qual é o mais adequado para você.

Se você ainda não sabe a diferença entre jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento, continue no artigo. Hoje vamos te apresentar os principais pontos sobre o assunto. Confira!

O que é jateamento abrasivo úmido?

O jateamento abrasivo úmido é um tipo de procedimento utilizado para remoção de tintas, ferrugem, graxa, entre outros. Ela é procurada, principalmente, para tratar locais onde será aplicado tinta no futuro, explicado pelo seu alto poder de remoção.

Mas ele também possui outras funções. Devido à sua eficiência, pode ser utilizado como método de limpeza para madeiras, vidros e outros materiais. Além disso, devido à sua capacidade de criar ranhuras e rugosidades, ele também é utilizado em mármore e granitos.

Já em relação à sua composição, como o próprio nome sugere, ele utiliza abrasivos para realizar os serviços. Esses abrasivos podem ser não metálicos, metálicos ou outros tipos. Devido a isso, muitas vezes, dependendo do tipo de atividade a ser realizada, opta-se pelo hidrojateamento. Afinal, essa é uma opção mais ecológica e melhor para o meio ambiente.

Como ele funciona?

O jateamento abrasivo é liberado através de uma máquina. Ela armazena o material utilizado e também pressuriza o ar. Quando ela é acionada, ela libera o jateamento abrasivo úmido a uma altíssima velocidade. Assim, quando ele entra em contato com a superfície, já começa a agir.

O jateamento pode limpar a superfície de corrosões, contaminantes, tintas velhas e outros itens. Depois da superfície ficar limpa, ela fica com um aspecto rugoso. Isso é importante, pois ajudará o revestimento ou tinta utilizada a ser melhor fixado. 

E hidrojateamento, o que é?

Diferentemente do jateamento abrasivo, o hidrojateamento não utiliza nenhum produto químico, apenas água. Colocando em números, o valor pode chegar até 25.000 psi. É muita pressão em um jato de água! Além disso, também é mais versátil, podendo ser utilizado tanto na indústria como em tarefas domésticas. 

Ele pode ser usado para remoção de tintas velhas, como também para a limpeza em materiais mais “soltos”. O hidrojateamento é o grande responsável pela eliminação de impurezas e outros componentes em superfícies e outras estruturas. 

Inclusive, sua ação nas residências é, principalmente, o desentupimento de canos, esgoto e tubulação. Com a alta pressão, é possível eliminar aquilo que está obstruindo o cano e permitir que os líquidos possam passar por ali. 

Ainda, o hidrojateamento é muito mais seguro. Afinal, ele não utiliza nenhum tipo de produto químico, que possa causar danos devido ao risco de exposição. Por isso, além de ser mais ecológico, também é menos perigoso. De qualquer forma, ambos os equipamentos necessitam ser manuseados por profissionais capacitados e treinados. 

Como ele funciona?

Diferentemente do jateamento abrasivo úmido, o hidrojateamento necessita de uma bomba e um reservatório. A partir deles, um jato de alta pressão é liberado, seja para limpar superfícies ou para desentupir encanamentos. Além disso, o técnico que estiver manuseando o equipamento pode regular o nível de pressão do equipamento.

No caso de desentupimento de canos, o jato pressurizado pode ser colocado diretamente no local. Assim, com a pressão da água, o que estiver desobstruindo o cano pode ser destruído e eliminado. 

Quais são as diferenças entre o jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento? 

Como se pôde notar, as técnicas do jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento são semelhantes. Porém, cada uma tem sua ação principal. Por exemplo: para desentupir encanamentos, o hidrojateamento é ideal. Já para remover tintas, utiliza-se o jato abrasivo.

Outra diferença é que o hidrojateamento é uma opção mais ecológica, visto que só se utiliza água limpa. Já o jateamento abrasivo, como o nome diz, utiliza abrasivos granulados. 

De qualquer forma, não existe procedimento melhor ou pior. É necessário avaliar as necessidades de cada pessoa e, com isso, utilizar as técnicas e os equipamentos adequados. 

Contrate um serviço profissional para executar esses serviços 

Agora que você já sabe como funciona o jateamento abrasivo úmido e hidrojateamento, pode ser que você precise desses serviços. Por isso, a Aquarella Desentupidora está a seu favor para prestar serviços de hidrojateamento com alta qualidade. Somos referência no setor, e estamos há mais de 15 anos no mercado.

Trabalhamos com serviços de dedetização, limpeza, desentupimento e hidrojateamento. Nossa equipe é qualificada e treinada, além de possuirmos os equipamentos necessários para oferecer os melhores serviços para você. Afinal, nossos clientes são nossa prioridade. Por isso, entregamos tudo com rapidez, eficiência e segurança.

Atendemos cidades do litoral e do interior de São Paulo, bem como a Grande São Paulo. Oferecemos garantia dos nossos serviços, contratos de manutenção e obedecemos as normas técnicas que estão em vigor. Buscamos um relacionamento duradouro com nossos clientes, pois eles são o nosso maior recurso!

Estamos disponíveis todos os dias da semana, inclusive em feriados. Atendemos a qualquer horário do dia. Prestamos serviços a empresas industriais, comerciais e residências. Entre em contato e agende uma visita conosco, é gratuito. Será um prazer poder atendê-lo!