Entenda a importância da água de reuso

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

agua-reuso

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e economia de recursos, sejam eles renováveis ou não. Com o recente fantasma de restrição hídrica (leia-se racionamento de água), lançou-se um holofote sobre a importância da água de reuso.

Sendo assim, reutilizar a água é benéfico, sob vários aspectos, os quais, acompanharemos a seguir, confira!

Preservação dos recursos naturais

A água de reuso pode ter aplicações das mais diversas, contribuindo assim para a preservação dos recursos naturais. Na máquina de lavar, na limpeza de carros e veículos, na lavagem de quintais, entre outros ambientes, a água de reuso possui papel fundamental para a sustentabilidade.

As Estações de Tratamento de Esgoto ocupam papel de destaque neste sentido. Com a água tratada nestes centros, é possível:

  • Utilizá-la para a refrigeração de equipamentos;
  • Aproveitá-la nos processos industriais e limpeza de ruas e praças;
  • Economizar o gasto de água potável, etc.

Acredite: economizar a água e usá-la de maneira consciente e inteligente é determinante para o futuro próximo e também para as gerações que estão por vir.  O custo X benefício de sua aplicação é relevante não apenas tendo em vista o aspecto financeiro, mas, principalmente, do meio ambiente.

Seja tratando o esgoto, seja captando água da chuva para determinadas finalidades já mencionadas, ganha a dona de casa e o pai de família, que economiza no final do mês, e sobretudo, ganhar a humanidade em geral, que tem seu bem mais precioso poupado, afinal, água é vida.

E para que a nosso dia a dia seja cada vez mais sustentável, os serviços de desentupimento também possuem este viés aqui na Aquarella Desentupidora.

Todos nossos serviços levam em conta o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, como por exemplo, as técnicas empregadas no hidrojateamento, o desentupimento de canos, pia, ralos, limpeza de caixa d’água, e muito mais.

Fale conosco e tenha a certeza de que além de solucionar seu problema, temos plena consciência de trabalhar tendo como pauta a sustentabilidade. 

Dedetização de restaurantes: entenda a importância

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

dedetizacao-restaurantesConhecida como controle de pragas, a dedetização de restaurantes se trata de um serviço fundamental sob vários aspectos. Entenda sua importância, os prejuízos de não se adotar este procedimento e como encontrar ajuda profissional neste sentido.

Dedetização de restaurantes: medida preventiva garante a saúde das pessoas e do negócio

O ambiente de um restaurante reúne todos os elementos necessários para a proliferação de pragas: água, comida e abrigo. E não é preciso apenas ser um restaurante. Uma padaria, lanchonete, bar, açougue, entre outros, necessitam investir na dedetização, como medida preventiva contra insetos e roedores em geral.

Além da questão de higiene e saúde, tanto dos clientes quanto dos funcionários do local, a limpeza e eliminação/controle de pragas, é fundamental para que o estabelecimento tenha boa reputação e seja bem-sucedido.

Para se ter ideia, o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação da ANVISA dá ênfase que o serviço de alimentação deve ser livre de vetores e pragas.

Dedetização deve ser feita regularmente e por empresa credenciada

Diante de tal importância, tanto em relação às normas da ANVISA, quanto pelo sucesso do empreendimento e saúde das pessoas, muitos proprietários de restaurantes se questionam sobre como proceder para a execução deste serviço, bem como a regularidade.

De acordo com a resolução RDC nº 52 da ANVISA em sua seção III. Artigo 4º, a periodicidade da dedetização deve ser de, no mínimo, 1 mês.

Para que seu restaurante esteja de acordo com o que e estabelecido pelos órgãos de vigilância sanitária, é preciso contratar uma empresa especialista no assunto.

Com vasta experiência no assunto e atuando de forma eficaz, a Aquarella Dedetizadora e Desentupidora conta com os melhores profissionais do setor, para melhor lhe
atender. Atuamos com plena agilidade, garantindo ao seu estabelecimento um serviço com o mais elevado padrão de qualidade.

Orçamento sem compromisso, visita gratuita para avaliação e orçamento com o melhor custo e benefício do mercado, estão entre nossas vantagens. Entre em contato
e solucione todos seus problemas referentes ao assunto.

As principais causas de entupimento na sua casa e como evitar

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

causas-entupimento

Você já se questionou sobre o que leva ao entupimento dos canos em sua casa? Saber as causas que levam até a incidência deste quadro, sempre alarmante e desesperador, te ajudará a prevenir e assim, evitar que o pior aconteça, no que diz respeito à tubulação do sistema hidráulico da residência.

É sobre isso que falaremos a seguir, trazendo as causas do entupimento e colo solucionar este problema.

As principais causas de entupimento na sua casa: cozinha

Se houvesse como ranquear, em nível de mais constrangedor e alarmante, cada tipo de entupimento, a cozinha certamente seria candidata ao primeiro lugar.

Afinal, como lidar com o ralo da pia transbordando água suja, enquanto você precisa de um ambiente limpo e higienizado para cozinhar?

As causas deste tipo de entupimento, geralmente, são fatores como acúmulo de resíduos alimentícios e gordura, na tubulação.

Desejar restos de comida e óleo no ralo da pia, por exemplo, é o que deflagra este quadro apocalíptico. Sem contar com a falta de manutenção e de limpeza, da caixa de gordura

O que fazer para evitar? É simples, não descarte o óleo no ralo da pia, dê a ele o destino correto (há empresas que fazem a coleta deste óleo), limpe os pratos e talheres com papel toalha, retirando o excesso de restos de comida, e proteja o ralo com uma grade que vede a passagem de resíduos.

Contrate também uma empresa que execute a correta limpeza e manutenção da caixa de gordura.

As principais causas de entupimento na sua casa: banheiro

Tão preocupante quanto o entupimento na cozinha, o banheiro entupido é um item que costuma dar muita dor de cabeça. Há duas questões aqui: privada e encanamento do chuveiro.

No que diz respeito à privada, a causa, no geral, está ligada ao descarte de materiais de forma equivocada, em seu interior, como absorvente e papel higiênico, hastes flexíveis, preservativos, etc.

Evitar este hábito nocivo ajuda bastante a evitar que o entupimento ocorra.

Quanto ao encanamento, o ralo do chuveiro é bombardeado por gordura corpórea, sabão, pelos e cabelo, etc.

Com o tempo, este material se acumula e obstrui os canos. Para evitar, a manutenção periódica, além é claro, de evitar fazer a barba debaixo do chuveiro, podem ajudar a evitar que o entupimento ocorra.

Em caso de qualquer tipo de entupimento, a melhor solução é entrar em contato urgente com a Aquarella Desentupidora.

Desentupimento de esgoto e prevenção de leptospirose

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

desentupimento-esgoto-prevencao-leptospirose

A falta de saneamento básico, somado às chuvas, situações de enchentes e a necessidade de desentupimento de esgoto em tubulações cuja obstrução gera alagamentos de esgoto dentro do ambiente do imóvel, se configura no cenário perfeito para a disseminação da leptospirose.

Doença transmitidas por roedores, caso não seja feita uma ação preventiva, como o desentupimento de esgoto, rede de esgoto canalizado e dedetização contra a presença de ratos, a leptospirose pode inclusive levar à morte.

Contaminação se dá pela urina do rato

A principal via contaminadora que causa a leptospirose é por meio da urina de rato, presente no esgoto, geralmente.

Sintomas como calafrio, febre elevada, dor muscular, dor de cabeça forte e vômito, são bem comuns. Em situações onde não é feito o acompanhamento médico adequado, a doença chega a afetar os rins, causa problemas respiratórios e demais doenças graves.

Considerada uma doença endêmica, uma das formas de prevenção incluem o desentupimento de esgoto, bem como sua manutenção.

Além da necessidade de contratar o serviço especializado de uma empresa desentupidora de esgoto, e que realize os procedimentos adequados de dedetização, algumas medidas preventivas que se pode tomar, mediante este perigo concreto são:

  • Jamais entre em contato com água e lama oriunda de enchentes;
  • Em locais onde exista esgoto a céu aberto ou onde há vazamento de esgoto e situações similares, não permita que as crianças brinquem ou nadem;
  • Cuide do lixo, realizando o descarte adequado, sem jogar restos de alimentos em qualquer lugar e sem o acondicionamento correto;
  • Não junte entulho nos quintais, tampouco lixo;
  •  Mantenha sua casa e imóvel sempre limpo e higienizado, para que não atraia a presença de ratos;
  • Ao entrar em contato com água suja de esgoto ou enchente, vá imediatamente ao médico.

Dúvidas? Fale conosco, teremos o maior prazer em ajudar. A Aquarella desentupidora possui toda infraestrutura e suporte necessário, entre em contato. 

O cano entupiu após a obra/construção, o que faço?

Publicado em Serviços

Sabemos que há vários tipos e origens de entupimentos de canos em casas, prédios, empresas e estabelecimentos comerciais em geral. No entanto, é muito comum um tipo de entupimento que não está relacionado apenas com a questão da falta de manutenção, mas sim, com a execução de reformas, obras e construções. 

Seja pela falta de cuidado e a entrada de cimento pelo encanamento, seja pelo desconhecimento de como funciona um sistema de esgoto, fato é que após a obra e construção, seu cano entupiu e você se encontra em situação de desespero, não é mesmo? 

O que fazer? Te contaremos a solução, acompanhe. 

Cano entupido após a obra: antes de tudo, procure evitar que isto ocorra

A melhor opção é prevenir. Não deixe que o material de construção seja o grande vilão de seu sistema de encanamento e esgoto. Tome as seguintes medidas a seguir, para que isto não aconteça:

  • Nunca lave os equipamentos em pias próximas aos ralos. Se possível, use uma mangueira para lavar as ferramentas;
  • Restos de materiais devem ser descartados nos locais apropriados, embalados e sem riscos para a tubulação;
  • Não deixe os materiais expostos em áreas livres, sem o cercamento devido. Numa chuva, por exemplo, a areia pode ser levada até um ralo, causando enormes problemas de entupimento;
  • Atente-se sempre à correta vedação do tubos e conexões;
  • Antes de lavar o ambiente onde foi feita a massa de concreto, por exemplo, é imprescindível varrer para tirar do local o acúmulo de cascalhos, pedras e materiais de construção em geral. Caso contrário, ao lavar, eles podem chegar diretamente aos ralos.

Entupiu o encanamento, e agora?

Não entre em pânico. Em situações extremas de entupimento como esta, em decorrência de uma obra/construção, solicite a visita da equipe técnica da Aquarella Desentupidora.

 

Desentupir vaso sanitário com garrafa pet: Funciona?

Publicado em Serviços

Cruel é um termo que muito bem pode ser empregado, quando falamos sobre desentupir vaso sanitário, afinal, quando o assunto é entupimento, um dos mais recorrentes e constrangedores é exatamente o da popular ”privada”.

Na ânsia de solucionar o mais breve possível este contratempo, é comum que muitas pessoas apelem para métodos caseiros. Um dos mais utilizados nos últimos tempos, é o de desentupir vaso sanitário com garrafa pet. Será que funciona?

Desentupir vaso sanitário com garrafa pet é viável?

É comum que muita gente recorra ao método caseiro de desentupimento, utilizando uma garrafa pet. 

Afinal de contas, em uma simples busca no “Google”, encontramos receitas que indicam apenas a necessidade de cortar ao meio a garrafa, e encaixar um cabo na região da tampa da garrafa, criando assim, uma espécie de desentupidor artesanal. 

Pode ser um método viável sim, e sem riscos na maior parte das vezes, semelhante ao que ocorre com um desentupidor normal. 

Mas o ponto fundamental é: esta é de fato, uma solução? Funciona? A resposta, talvez irá frustrar suas expectativas. É que, dependendo do tipo de obstrução que o vaso sanitário apresentar em sua tubulação, nem este método, tampouco outros procedimentos amadores, serão capazes de solucionar a questão. 

E agora?

Desentupir vaso sanitário: chame uma empresa especializada 

Esqueça as garrafas pets, bem como demais “ gambiarras”, muitas que aliás, complicam ainda mais o problema. Vá direto ao ponto chave e à solução: solicite a ajuda de um profissional qualificado e bem preparado, para resolver de vez o entupimento e livrar sua casa, familiares, o ainda o banheiro de sua empresa, deste constrangimento. A Desentupidora Aquarella conta com os mais eficientes profissionais do mercado, para garantir a você, a melhor solução e método eficaz, sem sujeira e com extrema agilidade. 

3,5 milhões de brasileiros despejam esgoto irregularmente

Publicado em Serviços

A região onde você reside possui canalização de rede de esgotos?  Este sistema, por ventura, está ligado a uma rede de coleta? Pode parecer exagero em um primeiro momento, mas se sua resposta for positiva, acredite: você é uma pessoa privilegiada. Isto porque, só em São Paulo, em 15 municípios paulistas, 450 mil pessoas despejam irregularmente, esgoto.

Só nas 100 maiores cidades do Brasil, 3,5 milhões de brasileiros despejam esgoto, de forma inadequada, acarretando em uma série de problemas de saúde para as pessoas e de danos ao meio ambiente. 

Irregularidade atinge mesmo quem é atendido por rede coletora 

Em matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, enfatiza-se que a situação ocorre em todo o país, inclusive com a existência de rede coletora de esgoto. 

De acordo com a projeção estimada pelo Instituto Trata Brasil, é como se a cada dois minutos e meio, fosse possível encher uma piscina do tipo olímpica, com este esgoto que é jogado sem nenhum cuidado, no meio ambiente. 

Brasileiro não quer pagar tarifa, diz estudo

De acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, a principal causa do descarte inadequado do esgoto é o pagamento do serviço. Como a ligação do esgoto do imóvel com a rede pública coletora é de responsabilidade do proprietário da casa, ele não costuma regularizar este serviço, haja vista que ao menos na cidade de São Paulo, isto implicaria no dobro do custo cobrado na conta de água, por exemplo. 

É importante salientarmos que só em São Paulo, a multa para os proprietários de imóveis que não ligam seu esgoto à rede coletora é de R$ 500. 

Regiões do Brasil

De acordo com o estudo, nos índices de tratamento de esgoto são¹:

Norte: somente 16,42% do esgoto é tratado, e o índice de atendimento total é de 8,66%, pior índice no país.

Nordeste: 32,11% 

Sudeste: 47,39% 

Sul:  41,43% 

Centro-Oeste: 50,22% 

Fonte:¹ http://www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil 

 

Quando Hidrojateamento é recomendado?

Publicado em Serviços

Apresentando benefícios consideráveis ao público em geral, ainda é comum que muitas pessoas ignorem o serviço eficiente de um método de desentupimento denominado hidrojateamento.

Entenda o motivo pelo qual ele pode ser a melhor opção para desentupidor o encanamento de sua empresa, condomínio e residência, e em qual ocasião este método é o mais indicado.

Hidrojateamento: o que é?

Aplicado por meio de um jato de alta pressão, diretamente na tubulação onde exista algum tipo de obstrução e/ou entupimento, o hidrojateamento tem sido cada vez mais propagado como uma ótima solução para trazer de volta, o funcionamento do sistema de encanamento e esgoto.

Por meio de caminhões tanque e mangueiras, o jato do método de desentupimento de limpeza de hidrojateamento é extremamente poderoso, solucionando rapidamente qualquer bloqueio existente nos canos.

Ocasiões cujo hidrojateamento é indicado 

Exceto situações como entupimentos do tipo “caseiro”, como canos da pia da cozinha, dentre outros entupimentos tidos como mais simples, em todos demais casos o hidrojateamento é indicado. 

Quando há problemas de entupimento na ligação da rede de esgoto com uma residência, na tubulação de uma empresa, shoppings centers, dentre demais ambientes, solicitar o serviço especializado de uma empresa que execute o hidrojateamento é essencial.

Há muitas vantagens na utilização deste procedimento, desde que ele seja efetuado por uma empresa de ótima reputação, como a Aquarella Desentupidora, por exemplo.

Além da eficácia do método, com o hidrojato por meio do caminhão tanque com reservatório de água, este procedimento não acarreta em danos ao encanamento, pois dispensa o uso de produtos químicos.

Apenas com a força do jato, é possível desobstruir o entupimento e solucionar o problema.

Além disso, se trata de uma técnica de desentupimento sustentável, que não agride o meio ambiente, tampouco seja nocivo às pessoas.

Não arrisque sua segurança, tampouco o bem-estar e tranquilidade de sua família, entre em contato com a Aquarella Desentupidora e tenha o melhor serviço de hidrojateamento em poucos minutos, onde você solicitar. 

 

Pragas de inverno e como evitá-las

Publicado em Serviços

As pragas de inverno são capazes de tirar o sono e a tranquilidade das pessoas, seja no âmbito residencial ou de empresas, sobretudo em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. 

Embora no inverno, haja aquela sensação de que o volume de pragas diminui, é exatamente neste período que baratas, cupins, percevejos, pulgas, carrapatos, ratos, aranhas, formigas, pernilongos, entre outros insetos nocivos e peçonhentos, se fortalecem, reproduzem e se preparam para um verdadeiro ataque em massa nas próximas estações. 

Como evitar as pragas e se livrar de uma vez por todas deste perigo iminente?

 

Pragas de inverno: já ouviu falar em hibernação? 

No inverno, ocorre o fenômeno da “diapausa”, comum às pragas. Algo bem similar a hibernação, o metabolismo das pragas reduz o ritmo e sua necessidade de alimentação, fazendo com que elas se escondam e fiquem bem quietinhas em seu canto.

É aí que mora o perigo. As pessoas acabam então, acreditando que estão livres das pragas, deixam de adotar ações preventivas, e até mesmo relaxam na questão da higienização e limpeza em alguns casos.

Acredite: prevenir é essencial para lidas com as pragas, que, se por um lado somem no inverno, virão com força total na primavera e verão, pois estarão com o metabolismo acelerado! 

 

Dedetização é a solução 

Se você é responsável por um estabelecimento comercial, sabe que por lei, em alguns casos, a legislação obriga a dedetização periódica do recinto. O mesmo deve ser adota em seu lar, caso você queira executar o controle de pragas e roedores.

A dedetização, aliás, deve ser feita apenas por profissionais, e seguir as normas e procedimentos técnicos e de segurança, para que tudo saia da melhor forma.

Portanto, não pense duas vezes, entre em contato com quem mais entende de dedetização, a Aquarella.

Nossos colaboradores estão prontos para lhe a tender e a exterminar as pragas de sua casa ou comércio. Fale agora mesmo conosco e solicite nossa visita técnica sem custo. 

Como evitar o entupimento do encanamento na sua residência

Publicado em Serviços

O entupimento do encanamento ocorre por uma série de motivos. Porém, o que muitas pessoas ignoram é o fato de que boa parte destes motivos podem ser evitados no dia a dia. Para isso é necessário adotar algumas dicas simples. 

A seguir, veja quais são os motivos do entupimento do encanamento e saiba como evita-los.

Entupimento do encanamento: banheiro

Há dois tipos de entupimento no banheiro. O entupimento do encanamento do chuveiro e o entupimento do cano do vaso sanitário. 

O entupimento do encanamento do chuveiro ocorre por conta do excesso de fios de cabelo, restos de sabonete e gordura corporal que se acumulam no local.

O entupimento do cano do vaso sanitário ocorre porque muitas pessoas ainda têm o hábito de descartar absorventes, papel higiênico, preservativos e fraldas dentro do local.

Entupimento do encanamento: lavanderia

Este é o tipo de entupimento mais difícil de evitar, pois tecidos e fios das roupas acabam entrando na tubulação da máquina de lavar e não se dissolvem com produtos químicos.

Entupimento do encanamento: cozinha

Um dos maiores agentes causadores de entupimentos no cano da cozinha é o acumulo de gordura e resíduos nas tubulações. Esses resíduos são: óleo e lixo orgânico em geral (casca de ovo, sementes de frutas, pó de café, etc). 

Como prevenir o entupimento do encanamento em sua residência

Para prevenir o entupimento no encanamento é necessário adotar os seguintes hábitos:

- Antes de lavar a louça retire os restos de comida com um papel toalha, descarte o filtro de café no lixo e não despeje o óleo no ralo.

- Descarte materiais como fraldas, absorventes, preservativos e papel higiênico no lixo;

- Procure contratar o serviço de uma empresa especialista para realizar a manutenção e limpeza da caixa de gordura.

Problemas com entupimento do encanamento? Entre em contato com a Aquarella Desentupidora. Nossos profissionais especializados e competentes oferecem as melhores soluções da empresa!

Clientes