3 dicas para evitar problemas com sua caixa d’água

 

 

Principais problemas que ocorrem na caixa d’água

Antes de mais nada, é importante sempre ter em mente que há uma série de complicações que podem ter origem na falta de manutenção e limpeza da caixa d’água.

Mas, os problemas não estão relacionados somente à falta de higienização periódica.

Há muitos casos onde o erro começa desde a sua instalação. É preciso seguir todas as especificações à risca, conforme as normas vigentes para que a caixa d’água cumpra o seu papel de maneira assertiva. Ou seja, a instalação deve ser realizada corretamente para que o imóvel seja abastecido da melhor forma.

Leve em conta também o fato de que há diferentes tipos de caixa, sendo que as mais comuns são aquelas com fibra de vidro, com polietileno e de aço inoxidável.

Independentemente do tipo de material escolhido para abastecer os sistema hidráulico do imóvel, ao adquirir uma caixa d’água leve em conta dois detalhes essenciais:

– Observe se ela tem o selo do Inmetro;

– Verifique se a caixa d’água está de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dessa forma, você certamente está se questionando sobre quais são os problemas mais recorrentes no reservatório de água de um imóvel, correto?

Sendo assim, podemos destacar alguns, como por exemplo:

Vazamentos

Muitas vezes, a falta de cuidado acarreta em vazamentos. Além de desperdiçar um bem tão valioso que é a água, fatalmente gera um aumento na conta, ou seja, prejuízo elevado de todas as formas.

-Hidrômetro muito antigo

Parte integrante do sistema hidráulico de uma residência ou empresa, a falta de uma atenção periódica com o hidrômetro também acarreta em prejuízos financeiros oriundos de possíveis vazamentos. Nesse interim também podemos citar os problemas relacionados com a boia.

Falta de limpeza que gera doenças fatais

Sobretudo quando localizada de maneira exposta, a caixa d’água acumula limo e lodo e podem ser acessíveis às pestes e pragas urbanas em geral. O resultado da falta de limpeza e higienização pode ser a contaminação de doenças. Mais do que isso, pode resultar em doenças fatais com grave risco de morte para quem consome essa água.

Saiba agora como evitar problemas com sua caixa d’água

Pensando no seu bem-estar, da sua família e até mesmo clientes no caso de uma empresa, a equipe da Aquarella preparou algumas dicas essenciais para que você evite que o pior aconteça.

Seguindo essas dicas você terá mais saúde, menos dor de cabeça em relação ao recipiente de água e também terá a certeza de consumir água com boa qualidade.

Anote agora as dicas a seguir:

Verifique se a caixa d’água é de amianto. Se a resposta for positiva, troque AGORA MESMO

Talvez você não saiba, no entanto, se o recipiente de água do imóvel for de amianto, você e todos que residem ou utilizam a água do ambiente estão em perigo.

Esse tipo de material é proibido no Brasil, pelo fato de ser considerado cancerígeno. O material solta um tipo de poeira extremamente nocivo,

O que pode causar, de acordo com estudos, câncer de pulmão. Além disso, uma doença chamada asbestose, do tipo crônico e incurável, também pode ser proveniente do uso dessa caixa d’água. A doença é conhecida por petrificar os pulmões, dificultando a respiração.

– Faça a limpeza periódica da caixa d’água

Qual foi a última vez que a caixa d’água do seu imóvel passou por uma limpeza e manutenção?

É bem provável que você nem se lembre, não é verdade? Pois bem, fato é que essa é a medida mais importante a adotar, uma vez que ao inspecionar a caixa é possível identificar se já problemas com a boia, possíveis rachaduras e vazamentos, má vedação da tampa, etc.

A limpeza e higienização deve ser feita no mínimo a cada seis meses, dependendo do ambiente e tamanho do reservatório.

– Contrate um serviço profissional de limpeza da caixa d’água para evitar problemas

A Sabesp disponibiliza em seu site, dicas de como realizar a limpeza correta da caixa d’água.

Pode ser que você queira realiza-la no estilo “faça você mesmo”, certo? Se for o seu caso, acesse o link.

Porém, pode ser que a falta de experiência e tempo sejam barreiras que no momento, você não pode superar.

Acredite: contratar um serviço profissional, até mesmo se você já fez a limpeza sozinho antes, é a melhor opção.

Afinal, ao contratar uma empresa especialista no serviço, você tem a garantia de ele será feito seguindo todos os parâmetros vigentes.

É muito mais seguro e confiável, não concorda?

Conforme vimos no site da Aquarella Desentupidora:

“Executamos higienização e limpeza de caixa d’água e qualquer outro tipo de reservatório. Obrigatoriamente, nossas equipes seguem rigorosamente todas as normas e padrões de segurança da NR 33. Após conclusão do trabalho, emitimos certificado de garantia dos serviços prestados.”

Fonte: Link

Agora me responda: o que está esperando para fazer a limpeza da caixa d’água com quem mais entende do assunto? Entre agora em contato com a equipe de atendimento da Aquarella!