Conservar o sistema de esgoto de sua residência em pleno fluxo e manter a fossa funcionando adequadamente é imprescindível para evitar futuras dores de cabeça e problemas. Uma fossa com bom funcionamento irá te livrar de quadros dramáticos como transbordamento do esgoto, contaminação do solo e o contágio de doenças, por exemplo.
Vejam a seguir algumas dicas para evitar problemas com a fossa e com o sistema de esgoto de sua casa, empresa ou indústria.
1- Fossa sempre limpa
Acumular resíduos na fossa é um dos principais motivos pelos quais temos entupimentos e transbordamentos nas redes de esgoto. Sendo assim, é importante fazer a manutenção e limpeza da fossa de maneira sistemática para evitar que ela fique suja e desencadeie uma série de problemas como consequência da sujeira e obstrução dos canos.
2- Cuidado com o descarte de produtos
Muitas pessoas não têm consciência de que, descartar determinados produtos em ralos e pias podem levar à obstrução do sistema de esgoto e, consequentemente, prejudicam o funcionamento adequado da fossa.
O descarte de tintas, óleo, desinfetantes, entre outros produtos similares, em pias, ralos e afins, danificam todo o sistema, além de ser uma atitude que vai contra os princípios éticos das sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Portanto, descarte estes produtos da maneira correta. Em caso de dúvida, acione o SAC das empresas que fabricam tais produtos e questione sobre as formas corretas de descarte.
3- Atenção à árvore de raiz profunda
Não plante árvores de raiz profunda próximas à fossa. Elas provavelmente irão danificar o sistema de esgoto ao crescerem.
4- Observe sempre o escoamento da água
Analise como está o escoamento da água da privada sempre que possível. Ele é uma espécie de termômetro para sabermos se está tudo bem no funcionamento da fossa. Caso o escoamento esteja muito lento, fique em alerta: sua fossa pode estar comprometida.
Na dúvida, entre em contato com a equipe da Aquarella Desentupidora, referência em limpa fossa em São Paulo.