Conheça as doenças que ratos são portadores e saiba como combatê-las

Pense então se um rato te morder? Isso fatalmente causará uma grave infecção, obrigando-lhe a tomar vacina ou soro antirrábico, por exemplo.

Alguns dados relevantes sobre os ratos apontam que :

·         Eles representam 40% das espécies de mamíferos existentes;

·         Aproximadamente 50% das espécies são pragas urbanas no mundo todo;

·         A maioria dos ratos apontados como pragas urbanas são em grande maioria, da  família Muridae;

·         Há 3 espécies principais que possuem relação sinantrópica com o homem. Isso significa que tais espécies “colonizam habitações humanas e seus arredores retirando vantagens em matéria de abrigo, acesso a alimentos e a água.” ( Fonte: Wikipedia);

·         As espécies com relação sinantrópica com os homens são a Ratazana, Rato de Telhado e Camundongo.

Diante de tal ameaça e iminente perigo, que tal conhecermos um pouco mais sobre o tema e as principais doenças que ratos são portadores, podendo transmiti-las para as pessoas?

No final do artigo, contaremos a você de que maneira você pode se defender e combater esse inimigo da nossa saúde e bem-estar. Confira tudo a seguir, aqui no blog da Aquarella Desentupidora.

Doenças de ratos: praga dissemina prejuízos, tanto de saúde quanto econômicos

Engana-se quem acredita que os danos causados pelos ratos se resumem nas doenças e na saúde.

Se te contarmos os grandes danos econômicos que os roedores causam para a indústria e empresas em geral, você talvez até descredite.

Porém, infelizmente, é a mais pura realidade. Os dados deixam muito clara a situação. Por exemplo, saiba que além das doenças transmitidas pelos ratos, eles ainda:

·         Destroem aproximadamente, 20% de toda produção mundial de grãos;

·         Danificam desde o momento da produção até o armazenamento dos alimentos da indústria.

Como os galpões onde as empresas estocam produtos, criam as condições favoráveis para ninhos de ratos, pelo fato de ter alimentos e abrigo, é imprescindível ter cuidado e tomar medidas preventivas, para evitar tamanho prejuízo.

Porém, vale ainda dizer que os estragos podem ser de proporções ainda maiores, uma vez que os ratos são portadores de doenças e também dotados de dentes incisivos mais do que afiados. Isso significa que eles não param de roer, inclusive fios de eletricidade.

O perigo disso é que eles podem provocar incêndios e acidentes gravíssimos.

Como posso pegar uma doença de rato?

A forma mais comum de transmissão de doenças de rato, é por meio do contato, a inalação de partículas, saliva, mordidas e arranhões de roedores, podem transmitir diversas doenças. Assim como ingerir água ou alimentos contaminados, etc.

Doenças de ratos: conheça as espécies mais comuns de roedores

É importante ter ao menos uma noção dos tipos de roedores, até para compreender o impacto que causam, as respectivas doenças e de que forma se prevenir.

Pensando nisso, a seguir, listamos as espécies mais comuns de ratos transmissores de doenças:

·         Camundongo

Com um olfato muito aguçado e chamado de nomes como murganho, catito, topolino e mondongo, o camundongo é conhecido pelos seus hábitos noturnos, sendo a menor das 3 principais espécies de roedores.

Integrante da família Muridae, o camundongo se alimenta de 15 a 20 vezes por dia. Vive geralmente em ambientes mais secos, e gostam de se alojar pertinho das fontes de seus alimentos.

Alguns estudos indicam que, embora de aparência inofensiva até (ao menos em comparação com os outros tipos de ratos), o camundongo pode ser agente transmissor de mais de 50 doenças perigosas.

As medidas preventivas incluem desde não deixar alimentos expostos, realizar o descarte do lixo de maneira assertiva e evitar ao máximo o acúmulo de objetos velhos e sem utilidade.

·         Rato de esgoto

O escrotíssimo rato de esgoto, popularmente chamado de ‘ratazana’, é o tipo mais comum de roedor encontrado em terra tupiniquim. Extremamente ágil e com uma audição invejável, chega a ter até 50 centímetros.

O rato de esgoto também é da famosa família Muridae, e como o nome já deixa claro, regiões escuras e de esgoto, revelam seu habitat preferido.

Transmite  tuberculose, salmonelas, entre outras doenças, além de carregar ácaros, pulgas, etc.

Sabia que uma ratazana fêmea pode gerar 200 descendentes em apenas um ano de vida?

Para evitar que as ratazanas apareçam, além de não deixar alimentos expostos, é importante verificar se as tubulações do imóvel estão em perfeito estado. Fechar buracos que porventura, permitam a passagem para área externa também é recomendado.

·         Rato de telhado

É um tipo de rato ‘gangueiro’, ou seja, anda em grupos e é muito nocivo. Transmite  tifo, toxoplasmose e peste bubônica. Adoram uma lixeira entreaberta, e alimentos de fácil acesso. É comum encontrá-lo em ambientes como sótãos, arbustos, armazéns e portos.

De forma resumida, dentre as doenças que ratos são portadores, podemos destacar:

·         Peste negra ou “febre do rato”;

·         Hantavirose;

·         Leptospirose;

·         Bartonelose;

·         Toxoplasmose;

·         Equinococose;

·         Tifo;

·         Peste Bubônica

·         Febre hemorrágica

·         Salmonelose

·         Nefrite Epidêmica

·         Sarnas e Micoses, entre outros.

Desratização: solução no combate aos ratos e respectivas doenças

Além de cuidar do ambiente, apostando sempre em medidas máximas e higiene, ficar atento ao lixo e seu devido descarte e isolamento e verificar a tubulação do imóvel e respectiva rede de esgoto, a principal maneira de combater os ratos portadores de doença é por meio do serviço de desratização.

Uma empresa de desratização que é referência no assunto é a Aquarella Desentupidora.

O serviço funciona da seguinte maneira:

·         Aplicação: São colocados porta iscas lacrados com abertura mínima, somente para facilitar o acesso do rato, e proteger sua família. Colocadas em locais estratégicos após uma minuciosa análise por técnicos qualificados, elas vão cheias de iscas atrativas, com sabor e odor que agrada o rato.

·         O rato se alimentará dessa iscar e voltará para o ninho, onde morrerá, assim com o cheiro dele morto os outros ratos que estão nesse ninho se alimentaram de seu corpo, sendo assim o veneno atingira todos os ratos, eliminando a infestação por completo.

Fonte: Aquarella Desentupidora

Sua casa, indústria ou comércio, apresenta problemas com ratos portadores de doenças? Fale agora mesmo com nossa equipe e combata essa praga!