Manutenção correta de esgoto: sua saúde agradece
Você sabia que a falta de manutenção de esgoto pode gerar problemas como doenças, capazes de atingir pessoas de todas as faixas etárias?
Isso acontece, pelo fato da água contaminada pelo esgoto conter microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana.
Contudo, é importante frisarmos que não basta apenas contar com saneamento básico e tratamento do esgoto. A tubulação deve ser monitorada sempre que possível, por meio da manutenção preventiva, evitando assim entupimento de esgoto e a possível contaminação.
Confira as doenças que podem ser evitadas, quando você realiza a manutenção da rede de esgoto de forma assertiva e com profissionais que de fato, entendem do assunto.
Arboviroses
Se trata daquelas doenças que são transmitidas por insetos vetores. É o caso, por exemplo, da:
- Dengue;
- Zika;
- Chikungunya;
- Febre Amarela.
- Dores abdominais
- Indisposição;
- Vômito;
- Diarreia;
- Fraqueza;
- Febre;
- Mal-estar geral generalizado;
- Ausência de apetite;
- Enjoo e náuseas;
- Desconfortos abdominais, etc.
- Disenteria aguda e fulminante;
- Febre e calafrios;
- Diarreia sanguinolenta ou mucóide (disenteria amebiana);
- Mal-estar abdominal.
- Poliomielite;
- Diarreia por vírus;
- Amarelão (ancilostomíase);
- Lombriga (ascaridíase);
- Cisticercose;
- Elefantíase;
- Esquistossomose, etc.
- Placas de gordura;
- Panos triturados;
- Fios de cabelo;
- Plásticos;
- Resíduos orgânicos e outros detritos que atrapalham o fluxo da água.
A incidência das arboviroses é estimulada pela falta de manutenção na rede de esgoto, afinal, cria o ambiente propício à procriação dos mosquitos.
Leptospirose
Doença que costuma ter maior frequência em períodos de chuva e alagamento, com sintomas que lembram uma simples gripe, chegando até complicações hepáticas e renais gravíssimas
Verminose
Certamente você não gostaria que você, sua família, amigos, clientes e colaboradores, ficassem infectados por vermes, certo? Pois a falta da manutenção adequada do esgoto pode deixar todos expostos à verminose.
Em linhas gerais, esse tipo de infecção ocorre quando a pessoa ingere alimentos contaminados, ou água também contaminada.
Dentre os principais sintomas, temos:
Hepatite A
Outra doença que surge em decorrência do descaso com a rede de esgoto é a Hepatite A. Os sintomas costumam ser os seguintes:
Amebíase
Um tipo de infecção comum quando há vazamento de esgoto em razão da ausência de manutenção ou realização do procedimento de forma incorreta, é a Amebíase. Essa Infecção é causada por um protozoário parasita, que chega até os intestinos.
Ele causa alguns tipos de sintomas e enfermidades, como por exemplo:
Giardíase
Se caracteriza por um tipo de diarreia crônica de fortíssimo odor. Causa ainda fraqueza junto de cólicas abdominais, revelando no indivíduo, um quadro de deficiência vitamínica e mineral. Em crianças, pode inclusive causar a morte, caso não seja feito o tratamento adequado.
Outras doenças
Há uma série de outras doenças motivadas pela falta de tratamento de esgoto, bem como pela falta de manutenção da rede, tais como:
Manutenção do esgoto: onde encontrar uma empresa qualificada para realizar o procedimento?
A Aquarella Desentupidora é referência absoluta em manutenção da tubulação, de forma preventiva e eficaz.
Além do mais, e uma empresa especializada também no desentupimento de esgoto, conforme veremos no tópico a seguir:
DESENTUPIMENTO DE ESGOTO
A situação de entupimento de redes de esgoto ocorre, em linhas gerais, quando temos a obstrução ou acúmulo de resíduos em toda a extensão da rede de tubulação. Isso inclui ainda as construções vizinhas, muitas vezes interligadas à rede.
O que mais ocasiona essa obstrução são:
Como é feito o desentupimento e manutenção do esgoto pela Aquarella Desentupidora?
O desentupimento de esgoto é realizado na maior parte das vezes utilizando equipamentos rotativos, como o K/500 com cabos flexíveis, que permitem a desobstrução da tubulação e evita a quebra de paredes e pisos.
Dicas para prevenir a obstrução da tubulação
Sabemos que o nocivo hábito de jogar objetos no vaso sanitário, como papel higiênico, preservativos, absorventes, cabelo, pedras sanitárias, entre outros, são fatores determinantes para causar o entupimento.
Além disso, os resíduos orgânicos no ralo da pia, como restos de alimento, óleo de cozinha, gordura em geral, guardanapos, etc., corroboram para este quadro.
Sem contar que mesmo a máquina de lavar pode causar esses problemas, na medida em que nela, soltam-se fios e fiapos de tecidos, pedaços de pano, etc.
Nos ralos, o entupimento surge com o acúmulo de folhas, pedras, fezes de animais, dentre outros.
Também não podemos esquecer da caixa de inspeção. Sendo assim, como se prevenir? Além da manutenção do esgoto, há algumas dicas complementares, conforme já consta no site e as quais, reproduzimos a seguir:
Resíduos alimentares: separe o lixo orgânico e descarte eles separadamente. Não descarte restos de comida no ralo da pia, por menores que sejam, eles podem se acumular na caixa de gordura e ocasionar grandes problemas.
Fios de cabelo: após o banho procure retirar imediatamente fios de cabelo e pelos que por ventura tenham caído no ralo. Evite fazer a limpeza de pentes e escovas sobre a pia.
Roupas: ao lavar roupas tome cuidado com fiapos e resíduos da máquina de lavar, que devem ser jogados no lixo e não no ralo do tanque.
Prevenção: realize a limpeza periódica da caixa de gordura (a frequência varia de acordo com o tamanho da caixa e de sua utilização).
Precisa realizar a correta manutenção da rede de esgoto do seu estabelecimento ou residência? Entre agora mesmo em contato com a Aquarella Desentu