Problemas que a falta de tratamento de esgotos causa

 

Problemas da falta de tratamento de esgoto: contaminação

O esgoto não tratado pode conter na água, elementos como nitrogênio e fósforo), sólidos (incluindo matéria orgânica); patógenos (incluindo bactérias, vírus e protozoários); helmintos (vermes intestinais e parasitas como vermes); óleos e graxas.

Com seu escoamento, pode contaminar as pessoas, e todo o meio ambiente com metais pesados ​​(incluindo mercúrio, cádmio, chumbo, cromo, cobre) e muitos produtos químicos tóxicos, incluindo PCBs, PAHs, dioxinas, pesticidas, fenóis, etc.

 

Aumento de doenças em todo o mundo

Essas águas residuais não tratadas contribuem diretamente para o aumento de doenças, como diarreia, cólera, febre tifoide, dentre outras

Você sabia que doenças como essas são responsáveis ​​por 297.000 mortes por ano de crianças menores de cinco anos, ou 800 crianças todos os dias?

As taxas mais altas de mortes infantis atribuíveis à diarreia são vividas pelas comunidades mais pobres em países como Afeganistão, Índia e República Democrática do Congo.

 

Mudança climática

O saneamento inadequado não é apenas um problema de saúde humana, também é ruim para o meio ambiente. Estima-se que 80 por cento das águas residuais de países desenvolvidos e em desenvolvimento fluem sem tratamento para os ambientes em todo o mundo.

Se um excesso de nutrientes (como nitrogênio e fósforo) é liberado no meio ambiente por águas residuais não tratadas, pode contaminar os ecossistemas naturais e prejudicar a vida aquática.

Este é especialmente o caso dos recifes de coral . Muitos dos recifes de coral mais diversos do mundo estão localizados em países tropicais em desenvolvimento.

E, de forma esmagadora, os países em desenvolvimento têm uma gestão muito limitada de excrementos humanos, fazendo com que grandes quantidades de águas residuais brutas sejam lançadas diretamente nos recifes de coral.

Em suma, a poluição pelo esgoto tem disseminado casos como:

 

Mortalidade de peixes;

eutrofização;

ameaças a corais, ecossistemas de pântanos e tapetes de ervas marinhas;

perda de diversidade biológica;

marés vermelhas que mataram organismos marinhos;

ameaças à saúde humana devido ao elevado número de microrganismos patogênicos (por exemplo, vírus, bactérias) e toxinas criadas pela proliferação de algas;

ameaças ao turismo;

ameaças a economia.

 

Desigualdade social também está relacionada à falta de tratamento de esgoto

Um estudo mostrou que nos 100 maiores municípios do país, 90% dos esgotos em áreas irregulares não são tratados, tampouco coletados.

Sem contar que os serviços de abastecimento de água sequer chegam nestas localidades.

A água que chega, é produto de furto através de ligações irregulares. Os impactos que tal situação ocasiona são no mínimo, assustadores, como por exemplo:

esgotos a céu aberto;

ligações ilegais na canalização;

contaminação da água;

lixo sendo jogado em locais inapropriados.

Dessa forma, há uma aceleração da proliferação de doenças, bem como da desigualdade social. E é exatamente onde se concentra a menor renda que o estrago é maior.

Cuidados que você pode tomar

Diante de tudo isso o que foi dito, o que podemos fazer para minimizar os efeitos da falta de tratamento de esgoto? Algumas dicas são:

Use sabões e detergentes biodegradáveis ​​sem fosfatos.

Evite drenar esgoto não tratado diretamente no mar, rios ou corpos d’água.

Relate qualquer despejo que você possa ver. Anote a data, hora e local do incidente.

Não tome banho ou pesque próximo a emissários de esgoto devido ao alto risco de contaminação.

Não jogue no vaso sanitário produtos domésticos, como limpadores, produtos de beleza, remédios, tintas, absorventes internos e fraldas.

Não derrame óleo no vaso sanitário ou no sistema de drenagem.

Durante uma inundação, o poço pode ser contaminado, portanto NÃO BEBA A ÁGUA.

Não tome banho ou nade na água da enchente. Pode conter organismos prejudiciais.

Ensine crianças e adultos com menos conhecimento que o esgoto é potencialmente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.