Qual NBR se refere a construção e Operação Correta de um Tanque Séptico

Confira hoje, aqui no Blog da Aquarella Desentupidora, como é realizada a construção e operação correta de um tanque séptico de acordo com a NBR 7229

Para começar a construção de um tanque é necessário acessar a NBR 7229 que fixa as exigências para o projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, bem como dispõe sobre o seu funcionamento.

É fundamental seguir tudo que é recomendado na NBR 7229 para que o tanque séptico fique dentro dos padrões necessários para seu correto funcionamento.

Documentação necessária para a construção de um Tanque Séptico

Primeiro passo para a construção e operação correta de um Tanque Séptico é contar com a documentação necessária para execução e realização.

Os documentos necessários para a construção bem como para a operação correta do tanque séptico são: Alvará de Construção de fossa séptica e Licença Ambiental. 

Esses documentos são requisitados junto à prefeitura da sua cidade e órgão ambiental no qual a empresa que realizará a construção do tanque está vinculada.

Além da documentação é necessário a emissão de ART por profissional responsável técnico legalmente instruído e habilitado.

Construção do Tanque Séptico de acordo com a NBR 7229

De acordo com indicação da NBR 7229 de 1993, os tanques sépticos devem ser construídos com elementos em concreto pré-moldado, geralmente esses elementos são construídos no próprio local em concreto de alvenaria.

O tanque séptico precisa inevitavelmente ser vedado e ser resistente às condições de clima para qual for submetido, assim como os ataques químicos de derramamento, precisa ser de forma durável e segura ao meio ambiente.

Devido ao material do tanque séptico ser impermeável, pode aparecer questionamentos sobre uma possível economia em relação aos gastos com o esgotamento. 

Para esse questionamento, a NBR diz que é necessário a construção de um de Poço Sumidouro ou Valas de Infiltração, ou passar por Valas de Filtração, ou Poços Anaeróbios ou Filtro Anaeróbio de Fluxo Ascendente (FAFA). São esses elementos que deverão receber a parte fluida que sai da fossa séptica.

Em relação a capacidade e as dimensões dos tanques sépticos, essas dimensões estão recomendadas na NBR 7229, na qual informa que o volume útil total do tanque séptico deve ser calculado pela fórmula: V = 1000 + N (CT + K Lf).

Operação do Tanque Séptico de acordo com a NBR 7229

Dando seguimento às recomendações da NBR 7229 em relação à operação correta de um tanque séptico, os seguintes fatores deve ser considerados no projeto: a) especificação do material para filtração; b) manutenção da condição aeróbia e intermitência na aplicação de esgotos; c) taxa de aplicação; d) alternância de uso; e) manutenção.

Seguir a correta operação do tanque séptico é fundamental para que o tanque tenha vida longa, evitando grandes problemas no futuro, como por exemplo, a contaminação do meio ambiente.

Em casas que utilizam tanque séptico a operação correta deve ser seguida à risca, pois indiscutivelmente é importantíssimo que seu funcionamento sempre se dê de forma segura aos moradores e ao meio ambiente. 

Seguindo a NBR 7229 para a correta operação do tanque séptico e realizar manutenções periódicas no tanque evitará possíveis riscos que os moradores podem estar expostos com o passar do tempo.

Um tanque séptico com problema, além de não atender a sua finalidade, pode causar grande poluição às águas e ao meio ambiente como o todo, podendo expor seus habitantes a bactérias perigosas, provocando doenças e muitos riscos à saúde da população em torno desse tanque séptico.

Por esta razão, a operação correta de um tanque séptico exige manutenção preventiva e limpeza adequada, não se arrisque com serviços domésticos, é necessário a contratação de empresa especializada e habilitada por meio de documentação para a realização da limpeza e manutenção correta do tanque séptico.

Manutenção e Operação Correta de um Tanque Séptico: conte com uma empresa confiável e especializada

Não exite em contar com atendimento com ajuda  profissional de confiança e especializada para realizar a limpeza e manutenção em tanque séptico. Assim, é possível garantir a correta operação de um tanque séptico, afinal cuidar do tanque séptico é coisa séria.

A realização inadequada da limpeza de tanque séptico pode anular todo o processo de tratamento de esgoto, além de causar outros danos ao meio ambiente.

Sendo assim, não pense duas vezes, chame a Aquarella Desentupidora para te ajudar nesta questão.